Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quinta, 05 Agosto 2021

Como vai ficar a sua retrospectiva?

Estamos na última semana do mês, já fica mais difícil de fugir sobre falar da retrospectiva. É padrão. Fazer um exercício de lembrança nos ajuda a evidenciar aprendizados, lições, expectativas e até o que esperar para o próximo período.

Não há dúvidas que esse ano foi desafiador. E que todos esperamos um 2021 melhor. Há quem queira riscar o 2020 da história e nem contar que existiu. Não podemos culpá-los.

Eu acredito que o exercício da retrospectiva seja positivo para aqueles que querem entender o que podem fazer diferente. Muitas pessoas foram pegas de surpresa. E a crise impactou no bolso, na saúde e motivação de cada uma delas. Temos um alto nível de desemprego e de empresas que fecharam ao longo do ano. 

Foto: Barna Kovács/Unsplash

Se já falávamos da necessidade de reformas e mudanças para o país crescer, agora virou uma obrigação termos um encaminhamento sobre os temas fiscais, trabalhistas e administrativos. O pior é que mais uma vez precisamos ter os pés no chão e esperar muito pouco sobre essas mudanças.

Sem depender de ajuda externa, voltamos ao cenário e à crença que devemos, por conta própria, encontrar soluções.

Pegue um papel e caneta ou um editor de texto da sua preferência e faça as seguintes reflexões:

  1. O que eu aprendi nesse ano?
  2. Como usar esses aprendizados para aumentar os meus resultados em 2021?
  3. O que eu não aprendi esse ano?
  4. Como vou aprender mais em 2021?

Perguntas simples para respostas que podem ser transformadoras na nossa percepção. Algumas pessoas costumam dizer que aprendemos algo todos os dias. Mas é importante direcionar o aprendizado para a execução.

Quando você é um empreendedor (ou quer virar um), esse aprendizado precisa ser acelerado. Nem todo aprendizado é uma habilidade prática. Pode ser um comportamento que mudou, um conceito que enraizou ou a visão sobre algo que ficou diferente.

Os erros do passado são lições que mudam nossa atuação. E aposto que você aprendeu muito esse ano. O exercício da retrospectiva é essencial na observação do que podemos executar de um jeito diferente.

Faça isso! Desde já desejo um ano renovado com saúde, disposição e criatividade para empreender.

Até 2021

Veja mais notícias sobre O Jeito Baré de Empreender.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 05 Agosto 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/