Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Terça, 07 Julho 2020
chatbot-health-tech

Resiliência – a chave pra sair da crise

shutterstock_728991991
Resiliência. (Foto:Shutterstock)

Sabe, nessas horas chovem clichês e frases de efeito. Mas, confesso, é difícil não lembrar delas com todas as coisas que temos vivido nos últimos dias. Quero me manter otimista, mas ainda estamos longe de ver uma luz mais forte no fim do túnel.


Tem dias em que o noticiário parece dar uma leve esperança, mas logo depois vemos que os números de casos continuam aumentando e que a capacidade do sistema de saúde está cada vez menos disponível.


Negócios permanecem fechados ou funcionando em modalidades digitais. O que, de fato, é uma coisa positiva. Mas a demanda ainda permanece reprimida, já que muitas pessoas tiveram ou estão tendo redução nos salários e renda.

Certamente, os empreendimentos que tratam das demandas essenciais continuam tendo, ao menos, volume de vendas suficientes para manter o funcionamento sem ter prejuízo. Sem dúvidas, hora de se reinventar.

Voltando ao clichê, a lembrança dos filmes do Rocky Balboa vem à mente. E não tem como não pensar em resiliência, palavra-chave para qualquer turbulência. É óbvio que nem sempre teremos os resultados imediatos que gostaríamos. E que o mercado, a rotina, a economia, a saúde e outros segmentos vão "bater" na gente.

E nessas horas que fica mais complicado se manter fiel ao propósito e continuar empreendendo é que devemos ter coragem e resiliência.

No dicionário, tem uma descrição assim: capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças. Nem precisa dizer mais nada. Mas aqui vão algumas sugestões para colocar em prática:



1.Seja flexível. Não se culpe, não se prenda à expectativa ou ao plano que tinha montado no começo do ano. Se o cenário mudou, hora de rever o planejamento.


2.Mantenha-se produtivo. Eu sei, não é fácil continuar com rotinas nessa época. Mas não se perca nos dias sem direcionamento. Monte uma lista de afazeres e execução ao longo dos dias.


3.Aprenda coisas novas. Bom momento para direcionar o tempo "livre" para acompanhar lives, cursos e treinamentos que podem ser relevantes no futuro. 


Não somos máquinas, é lógico que tudo que acontece nos afeta e nem sempre temos a capacidade de prever problemas, crises ou momentos de instabilidade. Não carregar a obrigação de ter uma solução pode ajudar a passar pelos dias mais difíceis.


Vamos sair dessa! Esse é o jeito baré de empreender. 



Veja mais notícias sobre O Jeito Baré de Empreender.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 07 Julho 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/

No Internet Connection