Manaus 30º • Nublado
Terça, 26 Outubro 2021

Amazonas no topo do pódio de abertura de novas empresas

Hoje tem boa notícia na coluna!

Os dados do último relatório do Ministério da Economia, chamado de "Mapa de Empresas", mostra um crescimento em mais de 2 milhões (na comparação com 2019) de saldo positivo no número de empresas abertas no Brasil.

Para ser mais exato, são 2.315.054 empresas novas. Não sei você, mas eu fico bem feliz em ler isso. Além do mais, no relatório temos a informação que, na maioria dos Estados, houve uma diminuição no tempo necessário para a abertura dessas empresas. 

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

De fato, várias pesquisas apontam para o excesso de burocracia e atrasos no ambiente de negócios em nosso país. Isso tudo influencia negativamente a visão do fluxo de investimentos lá fora.

E por isso, devemos comemorar esses números. O "Mapa" leva em consideração a viabilidade dos projetos, o registro e a inscrição na junta comercial local e o licenciamento (obtenção de alvará e licenças conforme atividade) para medir o processo de abertura de empresas no Brasil.

Na média, o tempo (em comparação com 2019) reduziu em 1 dia e 22 horas quase 50% de ganho de "eficiência" nesse quesito. Outro ponto muito legal e que merece grande destaque no relatório é que o Estado do Amazonas foi aquele que apresentou o maior crescimento percentual de empresas abertas em 2020. Seguido pelo Pará. Sem dúvidas é algo que nos enche de orgulho.

Em relação ao setor de atuação, como previsto e observado em outros momentos, há uma predominância no setor terciário. Acredito que pela facilidade é mais prático termos novas empresas de serviços e comércio. Inclusive, é algo que remete diretamente à ideia de que falamos do mínimo produto viável em algumas colunas atrás.

Outro fator que influencia nesses setores é o tipo das empresas abertas. O maior percentual vem dos "Empresários Individuais". Incluindo nesse número os Microempreendedores Individuais que nos últimos anos já vinham com crescimento.

De fato, são notícias boas. Ainda falta muito para termos um ambiente de negócios mais promissor. O ano de 2020 foi bem desafiador. Muitos dessas novas empresas podem ter surgido pela necessidade.

O caminho ainda é longo e o 2021 está apenas no começo. Outros desafios devem surgir, mas sigo convicto que empreender é uma resposta positiva de todos. 

Veja mais notícias sobre O Jeito Baré de Empreender.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 26 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/