Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quinta, 04 Março 2021

A taxa continua onde está

Nessa quarta-feira (20) tivemos o anúncio de mais uma decisão do Comitê de Política Monetária – COPOM. A primeira em 2021 veio com poucas surpresas, o mercado já dava como certa a decisão de manter a taxa básica de juros em 2% ao ano muito antes de ela ocorrer. Obviamente o primeiro impacto com a manutenção é em sabermos o resultado de vários investimentos que são afetados diretamente pela SELIC.

Foto: Austin Distel/Unsplash

Poupança e outros produtos de renda fixa continuam remunerando com um resultado baixo. Em linhas gerais, a manutenção de uma taxa de juros baixa resulta em investimentos na economia real. A poupança das famílias migra para ativos reais (investimentos em empresas) e os investimentos empresariais se dão na aquisição de novas máquinas, novos insumos e aumento de resultados.

O grande desafio é que continuamos no meio de uma crise e, apesar da vacina, ainda sem muita certeza sobre a hora que voltaremos ao normal. Ainda assim, não podemos esperar. Vamos chegando ao final do primeiro mês do ano e ainda há tempo de organizar e planejar os negócios para 2021.

Para isso, é preciso entender que a dinâmica dos negócios mudou. Não podemos continuar fazendo as mesmas coisas que outrora eram suficientes para atingir os resultados esperados. Como já dito anteriormente, a pandemia acelerou a digitalização dos negócios, independente do setor na economia. E quem não fizer isso, vai ficar para trás. Inclusive, com o negócio sucumbindo e fechando. 

Pare, pense e procure oportunidades. A situação ainda está longe de melhorar, mas não fique parado.

Veja mais notícias sobre O Jeito Baré de Empreender.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 04 Março 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/