Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Domingo, 18 Abril 2021

30 milhões de mulheres empreendem no Brasil

A data foi ontem e eu confesso que acho meio sem graça assumir a voz na hora de falar de empreendedorismo feminino. Porém, não quero deixar passar essa oportunidade de trazer esse tema.

Existem inúmeras pesquisas apontando que empresas geridas por mulheres crescem mais, tem colaboradores mais felizes e melhor ambiente de desenvolvimento.

Para além disso, quero falar sobre o GEM – Global Entrepreneurship Monitor, um consórcio de equipes de pesquisadores vinculados à renomadas instituições de pesquisa e acadêmicas em mais de 100 países. 

Foto: Christina / Unsplash

Uma pesquisa em âmbito global que traz grandes respostas ao redor do mundo. No conceito do GEM, empreendedorismo é qualquer tentativa de criação de um novo negócio. Essa mesma pesquisa aponta mais de 30 milhões empreendendo no Brasil.

Certamente, existem inúmeros motivos para entender em nosso país (prometo trazer mais detalhes sobre isso em um próximo texto). Entretanto, para mulheres, os desafios se tornam ainda maiores devidos as situações socioeconômicas e culturais em nosso país.

Já conversei com muitas mulheres que passaram a empreender após o nascimento de um filho, justamente pela dificuldade na recolocação profissional. Algo que poderia ser encaixado dentro do espectro do empreendedorismo por necessidade.

Vale dizer que o mercado empreendedor é muito insalubre no Brasil independente do gênero. Mas, as mulheres são resilientes, corajosas e – acredito eu – bem mais produtivas e responsáveis que os homens.

Não terei a audácia aqui de dar dicas sobre setores para as mulheres empreenderem, mas existe um universo de oportunidades para serviços e produtos para o público feminino ainda a ser explorado.

E seria de grande valia se as mulheres assumissem esse espaço. Mulheres trazendo soluções para as mulheres e quebrando alguns paradigmas que vemos nos últimos tempos.

Só me resta desejar novas conquistas a todas as mulheres e que o futuro seja grandioso para receber tudo que será desenvolvido por elas.

Sigam em frente! 

Veja mais notícias sobre O Jeito Baré de Empreender.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 18 Abril 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/