Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Xamanismo moderno – moda ou necessidade da alma?

Xamanismo moderno – moda ou necessidade da alma?

Entre a selva de pedras das grandes cidades existe um movimento que busca a reconexão com uma filosofia de vida nascida nas sociedades ancestrais e que intenta (re)integrar o homem à natureza e aos ciclos naturais da vida.

O xamanismo é uma filosofia de vida que ensina a lidar com as situações cotidianas a partir dos ensinamentos da natureza, nos faz lembra que somos a natureza e que estamos intimamente ligados a ela. Então, a observação dessa sabedoria ancestral passa a ser um caminho para o desenvolvimento e o equilíbrio pessoal e espiritual. 

Foto: Reprodução

A observação e o respeito aos ciclos naturais da vida são pontos centrais do estilo de vida xamânico. 

O que percebemos é que problemas são gerados pela não observação, o não entendimento e a não aceitação dos ciclos naturais da vida.

Se pensarmos, por exemplo, na ansiedade; Quem nunca sentiu uma crise de ansiedade? O estado de ansiedade brota quando não estamos conectados com o momento presente, ou seja, quando não respeitamos o ciclo natural do tempo e das coisas e começamos uma luta contra a realidade daquele momento. Nessas situações deixamos de viver o momento presente para viver “o depois”, as ilusões do que poderá acontecer e então sofremos.

Então, se não tenho consciência que tudo na vida acontece por ciclos naturais, posso ficar ansioso e sofrer querendo que a fruta amadureça antes do seu tempo natural. 

Se não observo os ciclos da vida, posso entrar em ansiedade e sofrer por achar que estou envelhecendo. Perceba que, nesse caso, o sofrimento só existe por uma visão parcial e distorcida da minha realidade. Como seria se nesse caso eu pensasse: “Nossa, estou entrando em um novo ciclo natural, um ciclo de maturidade e com ele me percebo mais sábio e ainda aprendendo mil coisas novas que essa fase natural da vida me traz.” Muda completamente a perspectiva não é, gente? Percebem que o ato de encarar as situações com a aceitação dos ciclos naturais pode nos fazer mais feliz?

Nós somos seres regidos pelos ciclos da natureza. Fazemos parte da natureza. Tudo no universo é cíclico. Precisamos tomar consciência disso, nos (re)integrar a essa verdade, e trazer isso para nossa vida cotidiana.

Se você não entender a beleza do nascer, crescer, envelhecer, morrer e renascer, vai fatalmente, entrar em ansiedade e sofrer. Vai fatalmente perder momentos valiosos de leveza e aprendizado simplesmente porque estará focado em um problema futuro (que ainda nem existe e talvez nunca venha a existir).

Foto: Reprodução

Para você que, nesse momento, está passando por um ciclo desafiador ou um momento difícil eu deixo um pouco da sabedoria de Chico Xavier que mantinha uma plaquinha a cabeceira de sua cama que dizia: “Isso também passa”.

E para você que, nesse momento, está em um ciclo de plena felicidade e abundancia eu deixo a mesma frase: “Isso também passa”.

Porque tudo é cíclico, tudo passa, momentos ruins passam e momentos bons passam também. Assim é a realidade. Então meu povo, aceita que dói menos e vamos fluir com os nossos ciclos naturais e vamos ser mais leves, e vamos ser mais felizes! 

Meu nome é mestre Dan e assim falei!

Ahooooooo!!!

Veja mais notícias sobre Dan Holanda.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/