UFPA lança edital de processo seletivo com 536 vagas para ingresso em 2021/2

Vestibular fará seleção a partir da nota do Enem 2020. Inscrições iniciam nesta segunda-feira (24)

O Centro de Processos Seletivos (CEPS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) publicou o edital do Processo Seletivo. O novo vestibular selecionará estudantes por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 para vagas remanescentes do PS 2021. As inscrições são online e podem ser feitas a partir desta segunda-feira (24) até as 17h do dia 2 de junho de 2021. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

Para se candidatar, basta que a pessoa tenha realizado o Enem 2020 e obtido notas não inferiores a 400 na redação e a 300 em uma ou mais áreas do exame. Ao todo, são 536 vagas ofertadas, sendo 204 de ampla concorrência, 217 do sistema de cotas e 115 vagas adicionais para pessoas com deficiência (PcD). 

Há ofertas nos campi de Belém (144), Abaetetuba (102), Altamira (99), Salinópolis (55), Ananindeua (44), Bragança (35), Tucuruí (32), Cametá (8), Breves (2) e Soure (1). Os cursos ofertados são principalmente licenciaturas. O prazo de inscrição será mais curto para possibilitar o ingresso de candidatos em turmas cujas aulas iniciarão ainda em junho.

Foto: William Costa/Arquivo/Portal Amazônia

 Regras

É importante que os estudantes interessados em se candidatar leiam, com atenção, o edital do processo seletivo, que observará normas semelhantes às do PS 2021, exceto por alguns procedimentos que passarão a ocorrer apenas de modo remoto, considerando as limitações impostas pela pandemia. 

O preenchimento das vagas utiliza como base os resultados obtidos pelos candidatos nas provas do Enem 2020. Os estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas localizadas em um dos estados da região Norte recebem bônus de 10% sobre o valor da nota obtida no Enem.

Pelo menos metade das vagas da Instituição é reservada para os egressos da rede pública de ensino, incluindo cotas para pessoas com deficiência, baixa renda e negros (pretos e pardos) e indígenas. Em quadros do edital, os candidatos devem conferir com detalhes os grupos de inscrição e os grupos de vagas aos quais concorrerão de acordo com o seu perfil. Assim, será possível perceber, de maneira clara, que um mesmo candidato concorre, em muitas ocasiões, a vagas que pertencem a mais de um grupo de cota.

Quem deseja concorrer a vagas pelo Sistema de Cotas reservadas a pessoas que se inscrevem e autodeclaram-se pretos ou pardos, se aprovado, deverá se apresentar a uma Comissão de Heteroidentificação, que irá analisar se o fenótipo de cada candidato confirma a autodeclaração.

O candidato que já aguarda novas repescagens do PS 2021 da UFPA poderá também concorrer. Se for aprovado no novo edital ou chamado em repescagem do edital anterior, ao efetuar a habilitação na vaga de um processo estará automaticamente renunciando à vaga do outro.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Da floresta ao mercado: negócios artesanais transformam rotina e sustento de indígenas no Amazonas

Empreendedores contam como os pequenos negócios sustentam bases familiares em Manaus.

Leia também

Publicidade