Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Segunda, 10 Mai 2021

​UFPA abre inscrições para Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo aos cursos de Pós-Graduação de Doutorado e Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA). As inscrições podem ser feitas até o dia 06 de abril pelo sistema SIGAA da UFPA. O PPGCA é resultado da cooperação entre Museu Goeldi, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA Amazônia Oriental). Leia o edital AQUI.

Para a composição das turmas de 2021, o PPGCA oferta 10 vagas para a turma de Doutorado e 15 vagas para o Mestrado, as quais serão distribuídas entre os docentes orientadores das linhas de pesquisa "Interação Clima, Sociedade e Ambiente" e "Ecossistemas Amazônicos e Dinâmicas Socioambientais".

Tendo como missão a formação de mestres e doutores engajados no estudo de problemas ambientais na Amazônia, com base em uma abordagem científica interdisciplinar; o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) tem como área de concentração o tema: "Clima e Dinâmica Socioambiental na Amazônia".

Foto: Adolfo Lemos

Seleção

A seleção será efetuada por uma Banca Examinadora designada pelo colegiado do curso. Os candidatos serão avaliados por um processo seletivo composto de três etapas: avaliação curricular, avaliação do pré-projeto de mestrado ou do projeto de doutorado e análise do histórico escolar.

A divulgação do resultado final estará disponível até o dia 30 de abril. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou no site oficial do PPGCA.

PPGCA

Desenvolvido em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA/Amazônia Oriental), o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) é vinculado ao Instituto de Geociências (IG) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O PPGCA também é composto por pesquisadores do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e a Lancaster University (UK).

Criado em 2005, o programa é referência no processo de formação acadêmica, considerando que foi o primeiro curso de pós-graduação em Ciências Ambientais da região, adotando a interdisciplinaridade como norteamento das linhas de pesquisa e caráter interinstitucional.

Em 2017, o curso recebeu nota 5 na avaliação quadrienal (2013-2016) realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES).

Veja mais notícias sobre ConcursosNotíciasPará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 10 Mai 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/