Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Sejam bem-vindos ao Ingrediente: Amazônia!

Sejam bem-vindos ao Ingrediente: Amazônia!
Hoje iniciamos uma nova empreitada, inaugurando esta coluna no Portal Amazônia. As participações no programa “Estação de Notícias”, da rádio CBN Amazônia Belém (102.3 Mhz), ganham uma nova plataforma e pretendem alcançar novos ouvintes/leitores.

É uma grande honra falar sobre Gastronomia na e da Amazônia. Somos um universo de técnicas, rituais, histórias, sabores e combinações, que elevaram o interesse e a curiosidade sobre nossa cultura alimentar, tornando-a uma pauta de grande interesse por chefs, estudiosos e comensais ao redor do planeta.

Principalmente pela importância que nossa região tem para o mundo, cabe a nós, seus cidadãos e cidadãs, conhecê-la de modo a compreender sua complexidade, sua heterogeneidade de povos, línguas, tradições, praticas, conhecimentos, tendo em mente que, como bem alerta Carlos Alberto Dória*, esta diversidade, observada em suas manifestações culinárias, não se limita a meras fronteiras políticas convencionais. Está para muito além delas, desautorizando qualquer olhar reducionista ou mais apressado, que busca explicá-la a partir de fórmulas prontas.

O ingrediente é um elemento cheio de história e cultura. Assim, em termos simbólicos, Amazônia é o mais importante ingrediente nesta grande receita, que prepararemos juntos. Sintam-se à vontade para contribuir com histórias e experiências, tornando mais saborosa ainda esta cozinha de ideias.

É hora de arrumar a bancada e começar o preparo. Mãos à obra!

*Para saber mais, recomendo a leitura dos livros “Formação da culinária brasileira" e “Estrelas no céu da boca", ambas do mesmo autor.
 

Veja mais notícias sobre Bruno Ferreira.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/