Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Conheça as propriedades medicinais do guaraná

WhatsApp-Image-2018-01-16-at-17.53.5_20210918-171650_1

Um dos símbolos mais importantes e representativos da Amazônia, o guaraná é uma planta usada para fabricação de refrigerantes, sucos e energéticos. Muito saboroso e com gosto único, o guaraná pode ser consumido em forma de vitamina, em pó ou frutos. Entretanto, você sabia que o fruto serve também para tratamentos de usos medicinais?

O guaraná (Paullinia cupana) é uma planta medicinal da família dos Sapindánceas e conhecido também como Uaraná Guanazeiro, Guaranauva ou Guaranaína e as sementes são escuras com uma casca vermelha em volta, com um aspecto característico similar ao olho humano.

 Saiba mais: Lenda do guaraná

Bastante utilizado como remédio caseiro para falta de energia, cansaço e falta de apetite, além de auxiliar no tratamento de dores de cabeça, depressão, cansaço físico e mental. diarreia, dor muscular, estresse, impotência sexual, dor de estômago e prisão de ventre.

Foto: Reprodução/ Idesam

Suas propriedades medicinais são energéticas, diuréticas, analgésicas, anti-hemorrágica, estimulante, anti-diarreico e tônico. Para uso medicinal, geralmente as sementes de guaraná são torradas e secas, podendo ser compradas na sua forma natural ou em pó em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, feiras livres e alguns mercados.

Além disso, o guaraná também pode ser utilizado para alívio de sintomas de hemorróidas,enxaquecas, cólicas e ajuda na redução de peso, por aumentar o metabolismo da gordura.

Uso do guaraná

As partes do guaraná usadas são suas sementes, frutos ou em forma em pó para fazer chás ou sucos.

Além disso, o guaraná também pode ser vendido em forma de cápsulas, que devem ser ingeridas de acordo com a orientação do médico. Também recomenda-se não misturar o guaraná em bebidas que sejam estimulantes, como café, achocolatados e refrigerantes a base de extrato de cola, pois pode essas bebidas aumentarem muito o efeito do guaraná. 

O chá de Guaraná para cansaço é preciso:

Diluir 4 colheres (chá) de guaraná em 500mL de água fervente e deixar em repouso por cerca de 15 minutos.

Beber 2 a 3 xícaras por dia;

Mistura com pó de guaraná

O pó do guaraná pode ser misturado com sucos e água;

A recomendação para pessoas adultas é de 0,5g a 5 g por dia, de acordo com a indicação do fitoterapeuta de sua confiança.

Foto: Reprodução / Prefeitura Municipal de Maués

 Efeitos colaterais

Por ser uma planta medicinal, o guaraná não causa efeitos colaterais, mas, se consumido em excesso, pode causar aumento dos batimentos cardíacos, trazendo a sensação de palpitação, agitação e tremores.

Uma substância chamada de metilxantinas, podem causar irritação no estômago e aumentar o volume da urina. Além disso, a cafeína presente no guaraná pode piorar sintomas de ansiedade e gerar insônia.

Por conta disso, não é aconselhado a utilizar o guaraná no período noturno e também é contraindicado para grávidas, mulheres que estão em periodo de amamentação, crianças, doenças renais, gastrite, distúrbios de coagulação, hipertireoidismo, pessoas com pressão alta ou transtornos psicológicos como ansiedade.

Também não deve ser usado por pessoas com epilepsia ou disritmia cerebral, pois o guaraná aumenta a atividade cerebral, e em pessoas com história de alergia ao guaraná, pois seu uso pode provocar falta de ar e aparecimento de lesões na pele.

Veja mais notícias sobre AmazôniaSaúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/