Vacina contra a dengue já está disponível em Manaus

Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

A vacina Dengvaxia está disponível na capital do Amazonas a partir desta sexta-feira (5). No entanto, por enquanto, ela só é aplicada em uma clínica particular localizada na Zona Centro-sul da cidade. A aplicação custa R$ 270 e protege contra os quatro sorotipos da doença. Não há previsão de quando estará disponível na rede pública de saúde. Mas o Governo avalia a possibilidade de incluí-la no calendário de imunização.

Esta é a primeira e única vacina contra a dengue aprovada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O medicamento foi desenvolvido pelo laboratório francês Sanofi Pasteur, que tem capacidade de produção de 100 milhões de doses por ano. A expectativa das autoridades em saúde é de que haja um impacto significativo na redução da doença, principalmente nas regiões endêmicas, como o Amazonas.
A vacina é aplicada em três doses, com intervalo de seis meses entre elas. É indicada para pessoas de 9 a 45 anos e contraindicada para grávidas, lactantes e pessoas com imunidade comprometida. Os estudos para a fabricação do produto levaram quase 20 anos e os testes, que envolveram 40 mil pessoas, em 15 países, foram aplicados em áreas endêmicas. No Brasil, participaram cerca de 3.500 pessoas. A aprovação pela Anvisa ocorreu em dezembro de 2015.
Eficácia
A vacina é considerada segura e potencialmente eficaz, tendo apresentado 93% de proteção contra os casos graves da doença; redução de 88% das internações e 66% de eficácia global contra todos os tipos do vírus. Os números são vistos como significativamente importantes.
A OMS estima que três bilhões de pessoas estejam vivendo em áreas com risco de infecção por dengue, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Anualmente, 50 milhões de casos são registrados no mundo, sendo que 500 mil são considerados graves e 21 mil resultam em morte. A doença afeta mais de 120 países.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade