Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Sobe para 67 o número de casos confirmados do Covid-19 no Amazonas, diz governo

BG-corona-

Subiu para 67 o número casos do novo coronavírus no Amazonas, segundo o governo. A informação foi divulgada na tarde desta quinta-feira (26) durante uma coletiva online. De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), sete destes pacientes estão internados.

As cidades amazonenses com casos confirmados são: Manaus (63), Parintins (2), Santo Antônio do Iça (1) e um de Boca do Acre (1). Até o momento, 18 casos seguem em investigação pelo Laboratório de Análise Sensorial (LASEN).

De acordo com a diretora da FVS, Rosemary Costa Pinto, todos os pacientes internados estão estáveis e um vai receber alta nesta quinta-feira. "O paciente de 88 anos deve estar tendo alta hoje. Ele evoluiu muito bem", destacou. 

Réfúgio

Segundo o secretário executivo adjunto de Atenção Especializada do Interior (SEA Interior) da Susam, Cássio do Espírito Santo, começou nesta quinta-feira (26) a triagem das pessoas em situação de rua que vão ficar abrigadas na Arena Amadeu Teixeira.

"Serão 200 pessoas que ficarão na Arena. Aqueles que possuírem algum tipo de distúrbio mental serão encaminhados para a Rede de Atenção Psicossocial", explicou.


Óbito

Na última terça-feira (24), morreu o primeiro paciente com Covid-19 no Amazonas. A vítima era um homem de 49 anos, de Parintins - o primeiro caso confirmado da doença no interior do estado.

Segundo o governo, o paciente era portador de hipertensão arterial sistêmica. Entre os casos confirmados está a viúva do morador de Parintins. De acordo com o governador do Amazonas, Wilson Lima, ela está em isolamento domiciliar na capital e tem quadro estável.

Saiba como se proteger do Covid-19:

Precaução

O governador anunciou ainda uma série de medidas que serão implementadas no Estado através de um novo decreto que será publicado nesta quarta-feira. "A partir desta quinta-feira, todas as pessoas que desembarcarem no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes estarão em quarentena", contou.

Uma equipe do governo desenvolveu um aplicativo para o monitoramento dessas pessoas, assim como os casos suspeitos já identificados. Na plataforma, os pacientes em isolamento poderão atualizar seu estado, como por exemplo, identificar os sintomas e a gravidade dos mesmos. Equipes da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) acompanharão a evolução do paciente.

Outra medida abordada no decreto será a ordem de que os agentes da FVS passem a ter poder de polícia. "A partir do momento que os agentes tiverem esse poder de polícia, eles estarão mais eficientes para ajudar a população neste momento de surto", declarou a diretora da FVS, Rosemary Costa Pinto.

Doações

Já a Arena Amadeu Teixeira será um ponto de apoio para moradores de ruas. "A pessoa em situação de rua pode chegar no espaço para ser avaliado por um profissional da área de saúde", destacou Wilson.

Na bilheteria da Arena será montando um drive-thru para que as pessoas possam deixar uma doação sem precisar descer do carro.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/