Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Sobe para 58 os casos notificados de sarampo em Manaus

Sobe para 58 os casos notificados de sarampo em Manaus
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), órgão da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), instalou, no último sábado (24), a Sala Estadual de Resposta Rápida para Surto de Sarampo. De acordo com o diretor-presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque, as ações definidas na Sala visam monitorar a vigilância, prevenção e controle da doença em todo o Estado. Nesta terça-feira, foram confirmados quatro casos de sarampo em Manaus, entre os 58 que estavam sendo tratados como suspeitos.

A estratégia da Susam e FVS-AM é reforçar a vacinação na capital e interior e preparar toda a rede de saúde para detecção e encaminhamento dos casos para tratamento imediato. O secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, pediu tranquilidade à população, mas ressaltou a responsabilidade de todos com a vacinação, única forma de prevenção da doença. Segundo ele, os postos de saúde estão abastecidos na capital e no interior, com o reforço de mais de 180 mil doses solicitadas e enviadas ao estado pelo Ministério da Saúde, desde o surgimento dos primeiros casos em Boa Vista (RR).

“Estamos mantendo a vigilância permanente nos municípios e atentos ao surgimento de algum caso. Neste momento, é muito importante reforçar a prevenção, com a vacinação para as pessoas na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde”, disse o secretário.

Ainda segundo Bernardino Albuquerque, as ações da Sala estão sendo feitas para que os impactos na capital sejam pontuais e não ultrapassem as regiões onde os casos foram detectados – a maioria na zona norte da cidade –, bem como não cheguem ao interior do Estado.   
Foto: Divulgação
Casos Confirmados

A FVS-AM confirmou os primeiros 4 casos positivos de sarampo em Manaus. Os exames foram realizados no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-FVS) e, seguindo o protocolo do Ministério de Saúde, as amostras positivas foram encaminhadas para o Laboratório de Referência da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. O laboratório da Fiocruz realizou tanto a sorologia quanto a confirmação pelo exame (PCR), determinando a positividade para sarampo.

As amostras eram de três crianças menores de um ano e uma adulta, mãe de uma das crianças. Todos receberam tratamento na Fundação de Medicina Tropica Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e já tiveram alta. A FVS-AM reforça que os pacientes não oferecem mais risco de transmissão.

Balanço

Manaus tem 58 casos notificados, destes, 4 confirmados, 1 descartado e 53 seguem em investigação epidemiológica.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/