Sobe para 58 os casos notificados de sarampo em Manaus

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), órgão da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), instalou, no último sábado (24), a Sala Estadual de Resposta Rápida para Surto de Sarampo. De acordo com o diretor-presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque, as ações definidas na Sala visam monitorar a vigilância, prevenção e controle da doença em todo o Estado. Nesta terça-feira, foram confirmados quatro casos de sarampo em Manaus, entre os 58 que estavam sendo tratados como suspeitos.

A estratégia da Susam e FVS-AM é reforçar a vacinação na capital e interior e preparar toda a rede de saúde para detecção e encaminhamento dos casos para tratamento imediato. O secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, pediu tranquilidade à população, mas ressaltou a responsabilidade de todos com a vacinação, única forma de prevenção da doença. Segundo ele, os postos de saúde estão abastecidos na capital e no interior, com o reforço de mais de 180 mil doses solicitadas e enviadas ao estado pelo Ministério da Saúde, desde o surgimento dos primeiros casos em Boa Vista (RR).

“Estamos mantendo a vigilância permanente nos municípios e atentos ao surgimento de algum caso. Neste momento, é muito importante reforçar a prevenção, com a vacinação para as pessoas na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde”, disse o secretário.

Ainda segundo Bernardino Albuquerque, as ações da Sala estão sendo feitas para que os impactos na capital sejam pontuais e não ultrapassem as regiões onde os casos foram detectados – a maioria na zona norte da cidade –, bem como não cheguem ao interior do Estado.   

Foto: Divulgação

Casos Confirmados

A FVS-AM confirmou os primeiros 4 casos positivos de sarampo em Manaus. Os exames foram realizados no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-FVS) e, seguindo o protocolo do Ministério de Saúde, as amostras positivas foram encaminhadas para o Laboratório de Referência da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. O laboratório da Fiocruz realizou tanto a sorologia quanto a confirmação pelo exame (PCR), determinando a positividade para sarampo.

As amostras eram de três crianças menores de um ano e uma adulta, mãe de uma das crianças. Todos receberam tratamento na Fundação de Medicina Tropica Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e já tiveram alta. A FVS-AM reforça que os pacientes não oferecem mais risco de transmissão.

Balanço

Manaus tem 58 casos notificados, destes, 4 confirmados, 1 descartado e 53 seguem em investigação epidemiológica.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade