Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Saiba quais são os sintomas e cuidados com a conjuntivite

Saiba quais são os sintomas e cuidados com a conjuntivite
Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Segundo informações do Hospital 28 de Agosto, só no mês de outubro foram atendidos 3.500 pacientes com conjuntivite viral em Manaus. O Portal Amazônia conversou com o oftalmologista, Francisco Marinho, para saber os cuidados que as pessoas devem tomar para não ser contaminado.De acordo com Marinho, o calor da região é um dos fatores que contribuem para a proliferação da doença. O que pode explicar o número de pessoas que buscam ajudam médica em Manaus. “O uso dos condicionadores de ar, por exemplo, pode ser um fator de contaminação. Por isso, as pessoas devem ter cuidado no ambiente que estão. Afinal, existem muitas formas de contrair a doença”, explicou.
Foto: Reprodução/Shutterstock
A conjuntivite afeta os olhos, e pode durar até 30 dias, geralmente a doença não deixa sequelas. “Ao todo, existem quatro formas de contrair conjuntivite, mas as principais são bacteriana e viral. Após o contagio, em alguns casos, a doença leva até um mês para sumir, e não se preocupe, se tratada da forma adequada, a conjuntivite não deixa sequela”, contou Marinho.Corrimão de shopping, apoio do ônibus, maçaneta de portas e dividir óculos, são algumas das formas mais comuns de ter contato com a conjuntivite, mas o contato com outras pessoas continua sendo o principal fator de transmissão. “Evitar contato com pessoas doentes é primordial, nada de beijos ou abraços. Sempre que possível lavar as mãos ou usar álcool em gel”, disse o médico.  Ficou preocupado? Calma. Confira os sintomas da conjuntivite:Olhos vermelhos e lacrimejantes;
Pálpebras inchadas;
Sensação de areia ou de ciscos nos olhos;
Secreção purulenta (conjuntivite bacteriana);
Secreção esbranquiçada (conjuntivite viral);
Coceira;
Fotofobia (dor ao olhar para a luz);
Visão borrada;
Pálpebras grudadas quando a pessoa acorda.
Foto: Reprodução/Shutterstock
TratamentoO tratamento da conjuntivite é determinado pelo agente causador da doença. Para a conjuntivite viral, não existem medicamentos específicos. Já o tratamento da conjuntivite bacteriana inclui a indicação de colírios antibióticos, que devem ser prescritos por um médico, pois alguns colírios são altamente contra-indicados porque podem provocar sérias complicações e até mesmo agravar o quadro.Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença. Qualquer que seja o caso, porém, é fundamental lavar os olhos e fazer compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico comprado em farmácias ou distribuído nos postos de saúde.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/