Manaus 30º • Nublado
Quinta, 22 Fevereiro 2024

Saiba quais cuidados são essenciais para se proteger em meio à fumaça

Foto: Reprodução/SES-AM

Visando orientar a população sobre a adoção de cuidados essenciais para enfrentar a propagação de fumaça intensa sobre o Amazonas, a Secretaria de Saúde do Estado emitiu um alerta sobre a importância de redobrar a atenção com a saúde, principalmente com idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.

"A orientação é sobre as melhores práticas e cuidados essenciais que a população pode tomar para minimizar os impactos da exposição à fumaça, garantindo assim o bem-estar das famílias durante esse período", disse o titular da pasta. Anoar Samad.

Dicas: 

1. Para aqueles que precisam sair para áreas abertas, o uso de máscaras tipo N95/PFF2 ou P100 pode oferecer proteção adequada, principalmente para pessoas com fatores de riscos e doenças crônicas.

2. Adoção do uso de purificadores de ar com filtros Hepa e umidificadores podem ajudar a reduzir as partículas no ambiente interno. Eles também podem ser utilizados para o alívio dos sintomas de irritação em olhos, nariz e garganta.

3. Deve ser evitada a prática de atividades ao ar livre, em qualquer horário, se a qualidade do ar estiver ruim ou péssima. Ferramentas de monitoramento de qualidade do ar podem orientar decisões individuais. 

Saiba mais: 'Selva': aplicativo monitora queimadas e índice de qualidade do ar na região amazônica

4. Vale destacar também a hidratação contínua, principalmente devido às altas temperaturas. 

5. Ao sair de carro, é recomendado manter os vidros levantados e deixar o ar-condicionado no modo "recirculação".

Busque ajuda 

Em caso de agravamento dos sintomas devido à fumaça em Manaus, a população pode se dirigir às unidades de Serviço de Pronto Atendimento (SPA) mais próximo de sua casa ou para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para receber cuidados médicos adequados. 

Nos demais municípios do Estado, deve-se procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para casos mais simples, ou o atendimento no hospital local em casos de emergência.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 22 Fevereiro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/