Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Segunda, 28 Setembro 2020

Rondônia registra primeiros casos de coronavírus em indígenas no estado

karitiana_7

Três pessoas do povo Karitiana são os primeiros casos de Covid-19 em indígenas de Rondônia. Eles são da aldeia Caracol, que fica a 90 quilômetros da capital Porto Velho.

Povo Karitiana. (Foto:Divulgação/Instituto Socioambiental)



De acordo com a prefeitura da cidade, os três indígenas já estão em isolamento na Casa de Apoio à Saúde do Índio, acompanhados por agentes do Distrito Sanitário Especial Indígena, Dsei.


Cerca de uma semana depois de terem ido à capital para sacar o auxílio emergencial na Caixa Econômica, os indígenas começaram a sentir os sintomas da doença, quando já estavam na aldeia.


O presidente da Associação Karitiana, Cledson Pitana Karitiana, relata que nas seis aldeias da região, o receio com o impacto da doença aumentou depois da confirmação dos casos.


Cledson Karitiana explica que, apesar dos apelos e orientações, está difícil manter os indígenas nas aldeias.


Ainda segundo Cledson Karitiana, em abril, 130 cestas básicas foram entregues nas comunidades com apoio da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé. Agora, os indígenas aguardam o envio de mantimentos pela Funai.


A coordenação do Dsei não informou o estado de saúde dos três indígenas. A Funai ainda não nos retornou sobre a questão.


De acordo com o Instituto Socioambiental, que monitora o avanço do novo coronavírus em povos indígenas, são 371 casos confirmados e 23 mortes de indígenas que vivem em área rural por Covid-19.

Veja mais notícias sobre RondôniaSaúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 28 Setembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/