Reforço de multivacinação integra a campanha nacional contra o sarampo em Manaus
Comprometida em alcançar os índices de cobertura vacinal e a atualização do cartão de vacina de crianças, a Prefeitura de Manaus, aderindo à Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, iniciou na manhã desta segunda-feira (7), uma intensificação
Redação | Atualizado
Comprometida em alcançar os índices de cobertura vacinal e a atualização do cartão de vacina de crianças, a Prefeitura de Manaus, aderindo à Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, iniciou na manhã desta segunda-feira (7), uma intensificação vacinal nas 183 salas de vacina do município.
O titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi, ressaltou que a campanha nacional visa apenas o reforço na imunização contra o sarampo, mas que Manaus irá além. “Graças ao esforço das nossas equipes de saúde foi possível eliminar o surto de sarampo na capital. Mas a preocupação é evitar que qualquer outra doença, que possa ser prevenida com vacina, volte a acontecer na cidade, razão pela qual vamos atuar nessa atualização das cadernetas de vacina”, explicou Magaldi.
Foto:Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Campanha Nacional de Vacinação acontece até o dia 25 deste mês e tem como público-alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). O dia “D” de mobilização será no próximo dia 19.
Segundo a enfermeira Isabel Hernandes, chefe da Divisão de Imunização da Semsa, a meta é atingir uma cobertura mínima de 95% do público-alvo. “Estamos aproveitando a mobilização nacional para fortalecer o trabalho de atualização vacinal de crianças que estão com esquema vacinal em atraso. Nossos postos de vacinação estão desde já preparados para receber a grande demanda de pessoas que precisam ser vacinadas”, informou Isabel.
A maior preocupação da promotora de vendas, Rafaela da Silva, 31, mãe da Alicia Milene da Silva, de 3 meses, é de que a criança contraia alguma doença, por isso decidiu procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), logo nas primeiras horas desta manhã.
“Tenho consciência de que a melhor forma de proteger minha filha é imunizando-a por meio da vacinação. Fui muito bem atendida e estou satisfeita. Espero que todos os pais levem seus filhos para atualizarem o cartão de vacina”, recomendou Rafaela.
A rede municipal de saúde conta com 183 salas de vacina para a imunização de crianças, adolescentes, adultos e idosos, e que ofertam o serviço durante o ano todo. Dez unidades funcionam em horário ampliado, de segunda a sexta-feira até 21h, e aos sábados, das 8h às 12h. A lista com a localização das salas de vacina pode ser acessada no site: semsa.manaus.am.gov.br.
saiba mais
Campanha de vacinação contra a febre aftosa no Amapá começa dia 15 de setembro
Campanha de vacinação contra a gripe no Pará segue até 31 de maio
Acre se prepara para atingir status de estado livre de febre aftosa sem vacinação
Acre tem uma das menores taxas de vacinação contra H1N1
Comentários: