Presidente Michel Temer inaugura Hospital de Câncer da Amazônia, em Rondônia

Foto:Divulgação/Palácio do Planalto

O Presidente Michel Temer (PMDB) cumpre nesta quinta-feira (23) agenda em Porto Velho, capital rondoniense. Essa é  a primeira vez que Temer visita Rondônia como presidente. A última vez que Temer esteve em Porto Velho foi em fevereiro de 2016 , na inauguração do Laboratório Estadual de Patologia e Análises.

A comitiva chegou por volta das 09 da manhã na base aérea de Porto Velho , percorreu 23 quilômetros até chegar a sede do Hospital de Câncer de Barretos em Rondônia. Atualmente a unidade, que é conhecida como Hospital do Amor, atende 800 pacientes diariamente. Outros cerca de 12 mil ainda precisam viajar para fazer o tratamento, na cidade de Barretos, em São Paulo. A expectativa é de que, a partir de julho do ano que vem, 90% desses pacientes sejam atendidos na unidade de Rondônia.

Foto:Lucyene Marçal/Amazon Sat
O terreno tem cerca de 70 mil metros quadrados ,na primeira etapa do projeto foram construídos 15 mil metros quadrados. Desta área, cerca de 2 mil metros estão reservados reservados especificamente para atendimentos a indígenas. Durante o evento de inauguração o presidente ainda deve anunciar liberação de verbas do governo federal para o hospital.

Sobre o Hospital do Câncer da Amazônia

O projeto de construção do Hospital de Câncer da Amazônia nasceu da ideia de ampliar o serviço que a filial de Barretos oferece à população rondoniense. “Usamos hoje uma estrutura dentro do Hospital do Estado. Não faz sentido empregarmos mais recursos próprios em um local que não é nosso”, afirma o diretor geral do Hospital de Câncer Henrique Prata.

Esta primeira fase do projeto tem custo estimado de R$ 45 milhões a obra e mais R$ 30 milhões em equipamentos.

A nova unidade vai contar com quimioterapia, radioterapia, pesquisa, banco de tumores, emergência, radiologia com duas salas de raios-X, três aparelhos de ultrassom, uma ressonância magnética, um mamógrafo e um para tomografia. Além disso, o Hospital de Câncer da Amazônia terá também laboratório de análises clínicas com seis salas de coleta e duas salas de exames, ambulatório com 20 consultórios, centro cirúrgico com quatro salas cirúrgicas, internação geral com 24 leitos, pediátrica com 16 leitos, indígena com 20 leitos e unidade de terapia intensiva (UTI) com oito leitos.

Dados Atuais do Hospital de Câncer – Porto Velho

Atualmente, a instituição possui 4.500 pacientes cadastrados, vindos principalmente de Rondônia, Amazonas, Acre, Minas Gerais, Amapá, Mato Grosso e Povos Indígenas. São 140 funcionários cuidando de cada detalhe para conseguir cumprir a meta de 300 atendimentos ao dia, sob cuidados de uma equipe médica composta por 24 médicos.

*Com colaboração da repórter Lucyene Marçal, de Rondônia
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade