Manaus 30º • Nublado
Segunda, 24 Janeiro 2022

Presidente Michel Temer inaugura Hospital de Câncer da Amazônia, em Rondônia

Presidente Michel Temer inaugura Hospital de Câncer da Amazônia, em Rondônia
Foto:Divulgação/Palácio do Planalto
O Presidente Michel Temer (PMDB) cumpre nesta quinta-feira (23) agenda em Porto Velho, capital rondoniense. Essa é  a primeira vez que Temer visita Rondônia como presidente. A última vez que Temer esteve em Porto Velho foi em fevereiro de 2016 , na inauguração do Laboratório Estadual de Patologia e Análises.

A comitiva chegou por volta das 09 da manhã na base aérea de Porto Velho , percorreu 23 quilômetros até chegar a sede do Hospital de Câncer de Barretos em Rondônia. Atualmente a unidade, que é conhecida como Hospital do Amor, atende 800 pacientes diariamente. Outros cerca de 12 mil ainda precisam viajar para fazer o tratamento, na cidade de Barretos, em São Paulo. A expectativa é de que, a partir de julho do ano que vem, 90% desses pacientes sejam atendidos na unidade de Rondônia.
Foto:Lucyene Marçal/Amazon Sat
O terreno tem cerca de 70 mil metros quadrados ,na primeira etapa do projeto foram construídos 15 mil metros quadrados. Desta área, cerca de 2 mil metros estão reservados reservados especificamente para atendimentos a indígenas. Durante o evento de inauguração o presidente ainda deve anunciar liberação de verbas do governo federal para o hospital.

Sobre o Hospital do Câncer da Amazônia

O projeto de construção do Hospital de Câncer da Amazônia nasceu da ideia de ampliar o serviço que a filial de Barretos oferece à população rondoniense. “Usamos hoje uma estrutura dentro do Hospital do Estado. Não faz sentido empregarmos mais recursos próprios em um local que não é nosso”, afirma o diretor geral do Hospital de Câncer Henrique Prata.

Esta primeira fase do projeto tem custo estimado de R$ 45 milhões a obra e mais R$ 30 milhões em equipamentos.

A nova unidade vai contar com quimioterapia, radioterapia, pesquisa, banco de tumores, emergência, radiologia com duas salas de raios-X, três aparelhos de ultrassom, uma ressonância magnética, um mamógrafo e um para tomografia. Além disso, o Hospital de Câncer da Amazônia terá também laboratório de análises clínicas com seis salas de coleta e duas salas de exames, ambulatório com 20 consultórios, centro cirúrgico com quatro salas cirúrgicas, internação geral com 24 leitos, pediátrica com 16 leitos, indígena com 20 leitos e unidade de terapia intensiva (UTI) com oito leitos.

Dados Atuais do Hospital de Câncer – Porto Velho

Atualmente, a instituição possui 4.500 pacientes cadastrados, vindos principalmente de Rondônia, Amazonas, Acre, Minas Gerais, Amapá, Mato Grosso e Povos Indígenas. São 140 funcionários cuidando de cada detalhe para conseguir cumprir a meta de 300 atendimentos ao dia, sob cuidados de uma equipe médica composta por 24 médicos.
*Com colaboração da repórter Lucyene Marçal, de Rondônia

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 24 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/