Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Plano visa organizar assistência médica a migrantes venezuelanos em Roraima

Plano visa organizar assistência médica a migrantes venezuelanos em Roraima
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, assinou, com o governo de Roraima e com os municípios de Boa Vista e Pacaraima, nesse domingo (14), o Plano Integrado de Ação para Saúde em Roraima – Migração de Venezuelanos.

O plano tem como objetivo orientar e organizar o setor de saúde para atender o fluxo migratório e foi elaborado pela Secretaria Estadual de Saúde, pelo Ministério da Saúde e pelas duas prefeituras.
Foto:Reprodução/Human Rights Watch
De acordo com informações da pasta, foram mais de 27 mil atendimentos de venezuelanos nos últimos quatro anos. Em 2015, mais de 3 mil. Já em 2017 chegaram a mais de 15 mil. Além do número crescente de venezuelanos atendidos nas unidades de urgência e emergência, a partir de 2016, essa demanda deixou de se concentrar em Pacaraima e passou a ser recebida em unidades de outros municípios.

Também a partir de 2016, mas principalmente no ano passado, cresceu a demanda de atendimento em unidades ambulatoriais e especializadas, e não apenas de urgência como era em 2014.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, outros acordos serão assinados: um trata do fluxo de assistência à saúde nos abrigos de Boa Vista e outros dois devem capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade no estado e agentes da Defesa Civil estadual que cuidam dessa população.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/