Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Novembro Azul: saúde do homem é foco de campanha nacional

Novembro Azul: saúde do homem é foco de campanha nacional
 
Foto: Reprodução/Shutterstock Para dar continuidade ao combate ao câncer, após a campanha Outubro Rosa, dedicada às mulheres, inicia o Novembro Azul, voltado ao público masculino. A proposta do Instituto Lado a Lado pela Vida, que coordena a ação, é mobilizar a população masculina e seus responsáveis diretos, no caso de crianças e adolescentes, para conhecerem mais sobre sua saúde do homem, em diferentes fases da vida durante todo o mês a partir da última terça-feira (1).
 
O instituto disponibilizou uma lista das doenças que mais afetam a saúde masculina, seja na infância, na adolescência, na fase adulta e na terceira idade. É possível encontrar informações sobre diagnóstico, fatores de risco, prevenção, sintomas e tratamento. Na infância, por exemplo, as doenças citadas incluem fimose, infecção urinária e prostatite (inflamação da próstata). Já entre adolescentes, a lista destaca arritmia cardíaca, doenças sexualmente transmissíveis e ejaculação precoce. Na fase adulta, aparecem doenças como cálculo urinário e diversos tipos de câncer. Por fim, na terceira idade, integram a lista diabetes, disfunção erétil e hipertensão arterial.

Novembro Azul

Criada em 2011, a campanha, originalmente, visa orientar a população masculina sobre o câncer de próstata. A doença figura como o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, com mais de 13 mil mortes anuais – uma a cada 40 minutos. Mais de 61 mil novos casos devem ser registrados no país em 2016, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Durante todo o mês de novembro, serão realizadas atividades de orientação sobre o câncer de próstata e a saúde do homem e ações para estimular a atividade física. Haverá distribuição de material informativo e prédios serão iluminados na cor azul. Um dos destaques da programação para o mês é o II Fórum Ser Homem no Brasil, na segunda-feira (7). Com apoio do Senado Federal, o evento vai reunir profissionais de saúde, parlamentares, governantes, representantes do Ministério da Saúde e população em geral para debater a prevenção e o combate ao câncer de próstata e outros tipos de câncer, como de pênis e testículo. Nas redes sociais, a campanha vai tratar da saúde integral do homem e usará as hashtags #novembroazul , #denovembroanovembroazul , #menospreconceito e #maisvida.

Preconceito é o principal inimigo no Amazonas

Em 2016, o Inca estima 520 casos de câncer de próstata no Amazonas. É o segundo tipo de câncer no ranking total de casos de neoplasias no Estado, perdendo apenas para os casos de colo de útero que atingem as mulheres. A Sociedade Brasileira de Urologista (SBU) também realiza a campanha Novembro Azul, como forma de chamar a atenção dos homens para a prevenção e o diagnóstico da doença, que enfrenta um grande inimigo: o preconceito.

De acordo com o médico urologista Anoar Samad, membro da SBU, grande parte dos homens adia o diagnóstico do câncer de próstata por conta do preconceito ao toque retal, ou apenas faz o exame de sangue, o PSA. “Não existe recomendação para fazer apenas um exame, é necessário fazer os dois exames. Em muitos casos, a alteração não será identificada apenas no exame de sangue, somente no toque retal. Caso seja identificado algum nódulo suspeito na próstata ou o PSA elevado, o paciente será encaminhado para fazer a biópsia”, explicou.

Devido o assunto ainda ser tabu para muitos homens, Samad destaca a importância das mulheres no processo de conscientização. “Há pesquisas que apontam que 80% dos homens só vão ao médico influenciados pelas mulheres, ou seja, nesse processo, elas são fundamentais. Por isso, nesse Novembro Azul, as mulheres têm que perguntar aos maridos e companheiros se estão com os exames preventivos em dia”, disse.

No toque retal, Anoar Samad explica que o urologista procura nódulo ou "caroço" endurecido. “A consistência normal da próstata é parecida com a ponta do nariz. A presença de uma área na próstata mais endurecida do que a ponta do nariz já é considerada suspeita. O mais importante para a prevenção no câncer de próstata é o exame anual, pois permite diagnosticar o câncer de próstata bem no início e providenciar uma grande chance de cura”, disse.

Fatores de risco e diagnóstico

Os principais fatores de risco para o câncer de próstata são a idade superior a 40 anos e a hereditariedade, ou seja, o risco aumenta quando o homem envelhece ou quando ele tem pai que teve câncer de próstata. “O paciente com câncer de próstata não sente nada, principalmente no início da doença, daí a importância do exame preventivo”, explica o urologista Anoar Samad.

Segundo o médico, quando o câncer de próstata é diagnosticado e tratado no início, os riscos de mortalidade são reduzidos, tendo chance de cura para até  90% dos casos. “No entanto, essa porcentagem cai para 35% se o tumor é identificado mais tarde, quando já saiu da próstata”, destacou. Não existem sintomas específicos para o câncer de próstata.

Para o câncer de próstata em estágio inicial a cirurgia radical, que é a retirada do órgão, é a primeira opção de tratamento. A próstata, glândula que faz parte do aparelho reprodutor masculino, é responsável pela produção do líquido seminal. Para prevenir o desenvolvimento de doenças, é necessário que o homem tenha cuidados frequentes.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/