Ministério da Saúde suspende fundo estratégico de vacinas para estados do Norte

Fundo que reservava 5% do total de vacinas disponíveis já destinou doses ao Acre, Amazonas e Pará

Com o agravamento da pandemia em todo o país, o Ministério da Saúde suspendeu, na nova remessa de 2,6 milhões de doses da CoronaVac, o Fundo Estratégico que reservava 5% do total de doses para estados da região Norte com a situação epidemiológica crítica. Os estados do Acre, Amazonas e Pará foram contemplados com doses extras dos imunizantes em lotes anteriores.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Com a nova medida, as doses das vacinas contra a Covid-19 serão distribuídas de forma proporcional e igualitária a todas as unidades federativas. Confira aqui a divisão das doses para cada estado.

Segundo a pasta, os estados anteriormente contemplados pelo fundo devem seguir vacinando idosos dos grupos prioritários estabelecidos sequencialmente no plano nacional de operacionalização da vacinação contra a Covid-19.

O Ministério da Saúde também explicou que a distribuição a estados depende “da real entrega dos quantitativos de doses pelos laboratórios fornecedores dos imunizantes” e acrescentou que em razão de obstáculos na obtenção dos insumos ainda não há um “fluxo regular de produção da vacina”.

A nova remessa de vacinas do Butantan corresponde à entrega de duas doses, sendo necessário que estados e municípios façam a reserva da segunda dose para garantir que o esquema vacinal seja completado no período recomendado de 2 a 4 semanas.

Para março, a previsão inicial era a distribuição de 46 milhões de doses, mas caiu para 30 milhões, sendo 23,3 milhões do Instituto Butantan, 3,8 milhões da vacina Oxford/AstraZeneca e 2,9 milhões do consórcio Covax Facility.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade