Manaus 30º • Nublado
Segunda, 29 Novembro 2021

Ministério da Saúde suspende fundo estratégico de vacinas para estados do Norte

Com o agravamento da pandemia em todo o país, o Ministério da Saúde suspendeu, na nova remessa de 2,6 milhões de doses da CoronaVac, o Fundo Estratégico que reservava 5% do total de doses para estados da região Norte com a situação epidemiológica crítica. Os estados do Acre, Amazonas e Pará foram contemplados com doses extras dos imunizantes em lotes anteriores.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Com a nova medida, as doses das vacinas contra a Covid-19 serão distribuídas de forma proporcional e igualitária a todas as unidades federativas. Confira aqui a divisão das doses para cada estado.

Segundo a pasta, os estados anteriormente contemplados pelo fundo devem seguir vacinando idosos dos grupos prioritários estabelecidos sequencialmente no plano nacional de operacionalização da vacinação contra a Covid-19.

O Ministério da Saúde também explicou que a distribuição a estados depende "da real entrega dos quantitativos de doses pelos laboratórios fornecedores dos imunizantes" e acrescentou que em razão de obstáculos na obtenção dos insumos ainda não há um "fluxo regular de produção da vacina".

A nova remessa de vacinas do Butantan corresponde à entrega de duas doses, sendo necessário que estados e municípios façam a reserva da segunda dose para garantir que o esquema vacinal seja completado no período recomendado de 2 a 4 semanas.

Para março, a previsão inicial era a distribuição de 46 milhões de doses, mas caiu para 30 milhões, sendo 23,3 milhões do Instituto Butantan, 3,8 milhões da vacina Oxford/AstraZeneca e 2,9 milhões do consórcio Covax Facility.

Veja mais notícias sobre NotíciasSaúdePolíticaAcreAmazonasPará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Novembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/