Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Médico orienta sobre cuidados durante o isolamento domiciliar com pessoas suspeitas ou contaminadas pelo coronavírus

SESAU_Capacitao-Infeco_Ji-Paran_20-08-2019_Foto-Paulo-Srgio-5

Com a pandemia da Covid-19 e a possibilidade de contaminação pelo coronavírus, é importante observar a maneira adequada de higiene da casa e as medidas de prevenção em isolamento domiciliar, principalmente quando alguém da família está em quarentena sob suspeita ou confirmação da doença.

Sabonetes, creme dental e escova de dentes não devem ser compartilhados. Todas as superfícies da casa devem ser limpas diariamente com sabão e água, água sanitária ou álcool acima de 70%. (Foto:Paulo Sérgio/Secom-RO)


Segundo o médico Felipe Casseb, de Porto Velho, o uso de máscara em ambientes da casa compartilhados por outros membros da família é primordial. "Todos devem usar a máscara. Nos casos em que só há um banheiro na casa, a limpeza deve ser imediata após utilização, desinfectando todas as superfícies de contato, como torneira, maçaneta, descarga e pia. As toalhas devem ser separadas".

Se possível, a pessoa infectada deve dormir em cama separada, e em um cômodo só, de preferência com porta fechada e janela aberta, possibilitando assim a entrada de luz e ar. As roupas de cama, banho e individuais do paciente ou suspeito devem ter tratamento especial.

"Quem deve fazer a troca dessas roupas é a própria pessoa, que deve colocar as roupas em um saco e levar diretamente para o tanque ou lavadora. Tem que ter sempre uma lixeira com um saco e tampa ao lado da cama, e todas as vezes que algo for depositado, o saco deve ser fechado e a lixeira tampada. Sofás e colchões não devem ser compartilhados, mas se isso for impossível, deve-se manter a distância mínima de dois metros", enfatiza o médico.

Se a pessoa suspeita ou contaminada for cozinhar, deve estar sempre de luvas e máscara, e a orientação profissional é que copos, pratos e talheres devem ser separados. Sabonetes, creme dental e escova de dentes não devem ser compartilhados. Todas as superfícies da casa devem ser limpas diariamente com sabão e água, água sanitária ou álcool acima de 70%.

Todas essas medidas são orientações médicas, assim como o Guia de Isolamento Domiciliar da Confederação Nacional de Saúde, que dá dicas sobre a limpeza e o trato da casa em casos de suspeitos ou pessoas infectadas na casa. As dicas servem também para toda a população manter os ambientes domésticos livres do vírus.

Veja mais notícias sobre SaúdeRondônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/