Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Mato Grosso registra redução nos casos de microcefalia

Mato Grosso registra redução nos casos de microcefalia
O boletim epidemiológico divulgado, nesta semana, pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Mato Grosso aponta redução nos casos de microcefalia.

Nos primeiros cinco meses deste ano foram registrados no estado nove casos suspeitos, segundo as definições do Protocolo de Vigilância para recém-nascido, natimorto, abortamento ou feto.

Em 2015, foram 127 casos e as notificações se concentraram no último trimestre. Em 2016, foram 225; e ano passado, 43. Do total de 404 notificações, quase 47% foram descartadas; 28% estão em investigação; e cerca de 20% foram confirmadas. Prováveis casos com alterações congênitas relacionadas ao Zika Vírus somam quase 5%.
Foto: Divulgação/Agência Brasil
Outros dados se referem aos abortos espontâneos, mortes do feto (antes da saída do corpo da mãe e no útero), além de recém-nascidos que perderam a vida. O número desses casos chega a 40 do total notificado, sendo que a maioria aconteceu em 2015, com 36 casos. Outras três ocorrências foram em 2017; e uma neste ano.

Dos 141 municípios, 69 já registraram casos, a maioria concentrados em Rondonópolis, Cuiabá, Cáceres e em Várzea Grande. De acordo com o governo estadual, atualmente a maioria destas crianças faz acompanhamento pelo Sistema Único de Saúde.

Mato Grosso também apresenta queda nos casos notificados de Zika Vírus. Foram 26 mil em 2016; 2 mil e setecentos em 2017. E neste ano, até o dia quatro de junho, foram cerca de 700.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/