Mato Grosso alerta população e municípios para cobertura vacinal contra influenza

Faltando nove dias para o encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a cobertura vacinal em Mato Grosso ainda não atingiu a meta prevista, que é de 90% de alcance aos grupos prioritários. O alerta é da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e serve tanto para a população como para os municípios, especialmente aqueles com baixo índice de pessoas imunizadas.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SES-MT, Alessandra Moraes, alerta a população a procurar os postos de vacinação mais próximos e tomar a vacina. “Os grupos de riscos devem ser vacinados contra influenza para a prevenção da doença e suas consequências”, destaca.

Foto: Divulgação

Crianças com faixa etária entre seis meses e menos de seis anos; idosos; gestantes; puérperas; professores; portadores de doenças crônicas não transmissíveis; jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; indígenas e trabalhadores da saúde integram os grupos prioritários.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, até o dia 20 de maio, os municípios com a pior cobertura são: Alto Boa Vista com 12,29%; Colniza com 22, 53% e Nova Canaã do Norte com 29,62%. Já os três municípios com melhores coberturas são: Tapurah, com 105,02%; Ponte Branca com 103,03% e São Pedro da Cipa com 100,98%.

O índice de cobertura vacinal em todo o Estado, que abrange 141 municípios, é de 70% até a última quarta-feira (22), estatística que representa a aplicação de 530.789 doses da vacina contra a gripe influenza, de um total de 859.343 pessoas que compõem os grupos alvos da campanha.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade