Manaus tem 5 casos suspeitos de sarampo

Subiu para cinco o número de casos suspeitos de sarampo em Manaus, sob investigação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O mais recente foi identificado neste sábado (10). Todos são crianças (duas do sexo masculino e três do sexo feminino), residentes na área territorial do Distrito Norte de Saúde, com idades que variam de quatro meses a um ano, portanto, ainda não imunizadas contra a doença. O Ministério da Saúde preconiza a aplicação da primeira dose da vacina tríplice viral (VTV) a partir de um ano de idade, apenas.

A Semsa está fazendo o acompanhamento dos casos e iniciando imediatamente a ação de bloqueio, que consiste na investigação de todo o percurso feito pelo paciente, e que começa dois dias antes da notificação. Os técnicos da secretaria observam, ainda, as pessoas com as quais o paciente teve contato, se houve deslocamento para fora da cidade e/ou bairro onde mora, caderneta de vacinação de todas as pessoas que tiveram contato com o doente, além de fazer a vacinação seletiva.

“Nossas equipes estão a postos, agindo logo que são informadas da notificação. A orientação é de que nossa ação seja rápida e eficaz, porque, com o bloqueio, fazemos essa vacinação seletiva e conseguimos quebrar a cadeia de transmissão do vírus, forma mais efetiva de impedir a propagação da doença, caso surja”, assegura o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

Na manhã desta sábado (10), técnicos do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) e Núcleo de Imunização, ambos do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (DEVAE), do Distrito de Saúde Norte (DISA Norte) e da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) estiveram reunidos para traçar a estratégia de “varredura” em todo o território de abrangência do distrito, uma intensificação vacinal que deve começar ainda essa semana. Essa ação incluiu o mapeamento de toda a área, definindo os quarteirões e suas dimensões, para que as equipes da Semsa façam o trabalho de vacinação casa a casa. 

Foto: Divulgação / Ministério da Saúde

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a zona Norte de Manaus tem cerca de 500 mil habitantes. Os casos em investigação ocorreram no Santa Etelvina (2), Monte das Oliveiras (2) e Comunidade São João, no KM 04 da BR-174 (1).

Os profissionais da Semsa encarregados de fazer esse trabalho estão sendo orientados, inclusive, a observar a existência de possíveis casos de doenças exantemáticas que ainda não tenham sido notificados. “Estamos redobrando a atenção e, nesses casos, orientando que o doente seja levado para a Fundação de Medicina Tropical, unidade de saúde indicada como referência pela Fundação de Vigilância em Saúde, a FVS”, explica Marinélia Ferreira, diretora do DEVAE.

Reforço da vacina

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmissível, causada por vírus. É de notificação compulsória imediata. Desde o início da semana, a Prefeitura de Manaus, está intensificando a vacinação contra o sarampo em todas as 185 salas de vacina, sendo 183 nas Unidades Básicas de Saúde do município e duas particulares.

O reforço considera os alertas emitidos pela Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS), inclusive em conjunto com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), referente ao surto de sarampo no Estado de Bolívar, na Venezuela, fronteira com Roraima, informando a notificação de 857 casos suspeitos de sarampo, com a confirmação de 465 casos.

Foto: Divulgação

As equipes de Vigilância em Saúde do município estão orientadas a observar todo paciente que entre em unidade de atendimento de saúde com queixa de doenças que se enquadrem como exantemática febril.

Orientações à comunidade

A Semsa orienta a população a receber as equipes quando tiver início o trabalho de vacinação; que deixe à mão as cadernetas de vacinação dos moradores, principalmente das crianças; que siga as orientações recebidas dos técnicos; que informe, caso haja suspeita de sarampo ou rubéola em algum morador; e, no caso de pais com crianças menores de um ano de idade, que evitem locais de muita aglomeração, como shoppings, feiras, praças e outros lugares.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade