Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Manaus segue com 906 casos confirmados de sarampo

Manaus segue com 906 casos confirmados de sarampo
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) divulgou nesta segunda-feira, (24), o 29º Informe Epidemiológico de Monitoramento do Sarampo, apontando que Manaus permanece com 906 casos confirmados da doença, mesmo número divulgado no dia 17 de setembro. Os casos ainda em investigação, aguardando resultado laboratorial, passaram de 6.388 para 6.508 e os descartados de 396 para 430 casos. A vacina contra a doença está disponível para pessoas na faixa etária de seis meses a 49 anos.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, ressalta que os dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) mostram que a Semsa já administrou 741.624 doses de vacinas.


Foto: Divulgação

O número inclui tanto as doses da campanha contra sarampo, direcionada para a faixa etária de seis meses a cinco anos, que atingiu 106,9% do público alvo, quanto as ações de rotina nas Unidades de Saúde, com primeira e segunda dose, e os trabalhos de intensificação, varreduras e bloqueios vacinais.

“A vacina é a única forma de prevenção ao sarampo e a população deve fazer a sua parte procurando uma das 183 salas de vacina no município de Manaus, ou não será possível eliminar o surto da doença”, reforça Marcelo Magaldi.

Investigação

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae/Semsa), enfermeira Marinélia Ferreira, mesmo sem a confirmação laboratorial, todos os casos notificados como suspeitos passam pela investigação epidemiológica, onde é feita a avaliação clínica dos casos e executada as ações de controle e prevenção.

“O sarampo é uma doença altamente transmissível, podendo ocorrer o contágio por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O período de transmissão ocorre de quatro a seis dias antes do surgimento do exantema (manchas vermelhas na pele), que é quando o paciente começa a suspeitar que está com a doença, e vai até quatros dias após o desaparecimento desse sintoma. Por isso, é essencial atuar em todos os casos suspeitos e executar as ações de controle e prevenção, inclusive com a investigação dos contatos do paciente no período de transmissibilidade, como amigos, familiares e colegas de escola ou trabalho”, relata Marinélia Ferreira.

De acordo com o 29º Informe Epidemiológico, desde o mês de fevereiro, quando os primeiros casos foram registrados, Manaus conta com 7.844 notificações de sarampo, sendo 906 confirmados, 430 descartados e 6.508 em investigação.

Entre todas as 7.844 notificações de sarampo, que abrangem também os novos casos suspeitos, 26,8% estão na faixa etária de 20 a 29 anos, seguida da faixa etária de 15 a 19 anos (23,5%), de 30 a 49 anos (15,4%) e menores de um ano (14,3%).

Entre os 906 casos confirmados, a faixa etária mais atingida é a de menores de um ano (24,5%), seguida das faixas de 20 a 29 anos (19,9%) e de um a cinco anos (19,8%), e de 15 a 19 anos com 13,8% do total de confirmações.

Por território, o Distrito de Saúde Norte (Disa Norte) ainda apresenta o maior número de notificações com 35,8% do total. O Disa Leste vem em seguida com 32,6%, Disa Sul com 17,6%, Disa Oeste com 12,8% e Disa Rural com 1,1%.

A lista com as 183 salas de vacina do município de Manaus está disponível no site da Semsa.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/