Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Malária afeta cerca de 25% da população em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas

Malária afeta cerca de 25% da população em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas
São Gabriel da Cachoeira no Amazonas é o município que mais notifica casos de malária no Brasil, até o momento são 9.399 casos da doença. Seguido de Cruzeiro do Sul, no Acre, com 8.362 casos e Oeiras do Pará, com 4.914 casos, segundo dados do Ministério da Saúde.

Com uma população estimada em 44 mil pessoas, o índice de malária em São Gabriel da Cachoeira representa quase um quarto da população com a doença.  
Foto: Divulgação
Um decreto de situação de emergência está vigente desde o dia 2 de maio, e segundo dados do Boletim Epidemiológico da Malária, São Gabriel da Cachoeira continua registrando crescimento no número de casos, mesmo com ações de combate, como borrifação intradomiciliar e busca ativa intensificadas pelos órgãos competentes.

Sobre a Malária

A malária é causada por um parasita denominado Plasmodium, e transmitida através de picadas do mosquito Anopheles.

Entre os principais sintomas da malária estão: febre, dor de cabeça e vômitos, que aparecem entre 10 e 15 dias após a picada do mosquito. É importante procurar tratamento médico o quanto antes, para evitar riscos.

Em áreas com altos índices de notificações da malária é necessário o uso de medidas de proteção como repelentes, mosquiteiros, telas nas portas e janelas das casas, inseticidas e outros mecanismos que possam afastar os mosquitos transmissores.   
Foto: Reprodução/USP

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/