Mais de 90% dos grupos de risco foram vacinados contra H1N1, diz Prefeitura de Manaus

Um balanço realizado pela Prefeitura de Manaus divulgado nesta segunda-feira (1º) aponta que 91,2% do público-alvo da campanha contra o vírus H1N1 foi vacinada.

Do total de 455.083 pessoas que integram os grupos de risco, 415.035 receberam as doses da vacina. Embora Manaus tenha chegado a este percentual, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que vai direcionar esforços para alcançar as metas estabelecidas para cada um dos grupos de risco.

A preocupação a partir de agora é para imunizar grávidas e também crianças, que são públicos nos quais a cobertura ainda está abaixo do esperado. Segundo o prefeito de Manaus, Arthur Neto, a estratégia agora é direcionar equipes para alcançar estas pessoas nas maternidades, creches e escolas de ensino infantil.

“Depois, com o restante de vacinas que sobrarem, vou sugerir ao ministro da saúde que possamos vacinar rodoviários, trabalhadores da limpeza, infraestrutura e feirantes, que exercem suas atividades mais expostos, logo estão mais propensos a doença”, disse o prefeito.

Conforme o Informe Epidemiológico das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), da Sala de Situação em Vigilância em Saúde, emitido nesta segunda-feira, apenas 65,53% das grávidas foram imunizadas, enquanto crianças de seis meses a menores de seis anos alcançaram 80,98%.

Professores e idosos já ultrapassaram o total do público esperado e alcançaram, respectivamente, 124,11% e 102,60%.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade