Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Live com especialistas em psicologia aborda psicoeducação em favor da saúde mental

Janeiro Branco é a campanha que ocorre todo primeiro mês do ano, desde 2014, para debater a importância dos cuidados com a saúde mental e que defende o direito de todos ao acesso educacional e aos cuidados para manter a saúde da mente.

Por meio de palestras, intervenções e a psicoeducação, a campanha procura proporcionar acesso às informações para as pessoas e mobilizar ainda mais profissionais da área a contribuírem com a causa.

Para fomentar o debate, a Fundação Rede Amazônica (FRAM), em parceria com o Parque de Ideia e a Impact HUB Manaus, promove nesta segunda-feira (24) uma live com o tema 'Cuidar da sua mente é cuidar da sua vida'.

"Diante do crescente número de casos de doenças mentais no Brasil, é necessário olhar para as necessidades humanas da nossa sociedade. Por conta disso, a Fundação Rede Amazônica, que tem o papel de servir e fortalecer a Amazônia, realiza essa live", comenta o jornalista mediador da conversa, George Guerreiro.

Foto: Reprodução/Pixabay

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é o estado de bem-estar em que o indivíduo reconhece suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera, e é capaz de contribuir para sua comunidade.

A conversa ao vivo será às 18h (horário Manaus) no Youtube da FRAM, e contará com a participação de Suymara Braga (Parque de Ideias e Academia de emoções) e de Patrícia Góes (Impact HUB Manaus).

"Estar saudável não é o mesmo que não estar doente. Bem estar é um conjunto de atividades saudáveis, corpo e mente, que vai desde a alimentação, moradia e sono até lazer, cultura, relações sociais e sua atividade profissional. Saber e viver o que faz sentido na sua existência para um equilíbrio emocional. Martin Seligman, o pai da Psicologia Positiva, valida cientificamente o poder das emoções positivas e nos ensina sobre a força do otimismo e da gratidão para vivermos uma vida mais plena, com mais saúde mental, física e emocional: a vida impõe os mesmos reveses e tragédias tanto para o otimista quanto para o pessimista, mas o otimista consegue enfrentá-los com mais tranquilidade'", explica a especialista em Psicologia Positiva, Suymara Braga.

"A FRAM vem com uma iniciativa maravilhosa um diálogo sobre o Janeiro Branco trazendo a relevância de se falar sobre saúde mental, principalmente nesses tempos de pandemia, de uma forma mais acessível a toda a população amazonense. Buscando quebrar paradigmas sobre a construção de saúde mental a qual é vista ainda hoje em dia apenas ligada a patologia, a doença mental e seus sintomas, esquecendo de levar em conta a singularidade de cada pessoa e trabalhando em prol de prevenção e promoção a saúde", completa a psicóloga Patrícia Góes.

Para acompanhar a live, acesse AQUI.

Veja mais notícias sobre FRAMSaúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/