Manaus 30º • Nublado
Domingo, 21 Abril 2024

Jatobá: conheça os benefícios da planta amazônica utilizada no tratamento de várias doenças

A floresta amazônica é detentora de inúmeros frutos e plantas medicinais, utilizados por populações nativas desde tempos imemoriáveis. Dentre estes estão a copaíba, andiroba, boldo e diversos outros popularmente conhecidos. E, entre estes, o jatobá (Hymenaea courbaril) é um dos que fazem parte da gama de plantas que estão relacionadas à saúde. 

A árvore chega até 40 metros de altura e, além da floresta amazônica, está presente no Cerrado e na Mata Atlântica. Em tradução livre, do tupi, o nome jatobá significa 'árvore de frutos duros'. 

Muitos povos indígenas acreditavam no poder místico desta planta, sendo utilizada tanto para práticas meditativas quanto como erva de poder medicinal. 

Leia também: Conheça as propriedades medicinais de cinco plantas encontradas na Vila de Paricatuba

Foto: Mauro Guanandi/SIMA

O jatobá tem propriedades medicinais tanto em seus frutos quanto em sua casca. Diversos nutrientes benéficos à saúde estão presentes em sua composição, como vitamina C, cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio.

Justamente por conta destas características, o jatobá tem ação expectorante, antioxidante, fortificante, antibacteriana e antidepressiva. E pode ser consumido in natura - ou seja, comendo-se diretamente o fruto -, como chá, geleia, xarope ou pasta.

De acordo com as informações do livro 'Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil', do pesquisador Valdely Kinupp, "a casca do tronco é amplamente utilizada na Amazônia por suas propriedades mediciais, especialmente para problemas respiratórios e urinários". 

Outros usos

O chá proveniente da casca do jatobá auxilia no tratamento de infecções urinárias por conta de sua ação diurética. Já o chá produzido a partir de seus frutos auxilia no combate de problemas estomacais, úlceras e gastrites.

O consumo direto do fruto, por sua vez, pode ser utilizado para o tratamento de dores abdominais, no peito ou costas. E o xarope produzido a partir da planta é popularmente usado por sua ação expectorante, auxiliando no tratamento contra gripes, resfriado, bronquite, pneumonia e asma.

Conheça mais sobre a planta:

Veja mais notícias sobre AmazôniaSaúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 22 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/