Hemoacre convoca recuperados da Covid-19 para doação de plasma a quem luta contra a doença

O plasma de convalescente de Covid-19 será aplicado em pacientes internados e com risco de agravamento pelo coronavírus, desde que eles ou seus familiares consintam no procedimento.

“Fazer o bem, sem olhar a quem” é o que muitas pessoas, além dos profissionais que atuam na linha de frente contra a pandemia do novo coronavírus há cerca de cinco meses, estão praticando no Acre.

E, para reforçar o dito popular e as boas ações ao próximo, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) faz o chamamento para doação de plasma de pessoas que testaram positivo para o coronavírus e que já estão recuperadas da doença.

O doador precisa, antes de tudo, se encaixar em todos os critérios de uma doação. (Foto: Júnior Aguiar/Secom-AC)

A terapia plasmática vem sendo utilizada como tratamento experimental em pacientes internados com a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), há cerca de dois meses. Gerente-geral do Hemoacre, Josiane Amorim explica que o procedimento consiste na transfusão do plasma de sangue de uma pessoa curada (com anticorpos) para um paciente infectado.

“Mesmo não havendo comprovação de que o plasma convalescente de Covid-19 seja eficaz no tratamento de pessoas infectados com coronavírus, pacientes que já passaram por esse procedimento demonstraram melhora no quadro clínico”, observa.

O plasma de convalescente de Covid-19 será aplicado em pacientes internados e com risco de agravamento pelo coronavírus, desde que eles ou seus familiares consintam no procedimento.

Esse material é a parte líquida do sangue e a estratégia já foi utilizada em outras pandemias, como da gripe espanhola e do ebola, apresentando resultados favoráveis em pessoas contaminadas.

Sobre a doação de plasma

Os interessados em doar precisam ter entre 18 e 60 anos de idade, pesar no mínimo 60 kg, ter diagnóstico laboratorial confirmado de infecção por Sars-Cov-2, estar sem sintomas de Covid-19 há pelo menos 30 dias e não ter tido manifestações graves em função da doença (choque séptico, parada cardíaca ou intubação traqueal ou respiratória).

Os voluntários também precisam atender às condições básicas para doação de sangue e atentar aos impedimentos do ato. Se for mulher, não pode ter histórico de gestações. Antes da doação, a pessoa faz o teste para ver se tem quantidade suficiente de anticorpos (IGG).

Por agendamento

Os candidatos à doação de plasma não devem comparecer de imediato ao Hemoacre, evitando aglomerações e favorecendo a organização do fluxo na unidade para atender melhor os voluntários. A recomendação é agendar pelo telefone (68) 3248-1380 das 7 às 17 horas.

O plasma coletado é enviado para as unidades de Saúde do Estado conforme solicitação médica.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade