Estados da Amazônia se mobilizam para ampliar cobertura vacinal neste sábado, Dia D contra o sarampo

Após a confirmação de um caso de sarampo no Amapá, depois de 22 anos sem notificação da doença no Estado, a Superintendência de Vigilância em Saúde iniciou o bloqueio vacinal tanto na cidade de Macapá, onde o caso foi confirmado, quanto nas áreas de fronteira, para evitar o avanço da doença.

Foto:Divulgação/Agência Brasil

Além disso, o Estado está reforçando o apelo à população para que compareça aos postos de saúde neste sábado, para o Dia D de vacinação.
 

No caso da paciente de Macapá, que contraiu a doença, o Superintendente de Vigilância em Saúde, Doninaldo Malafaia, revelou que ela nunca tomou a vacina contra o Sarampo. Por isso, ele fala da importância da imunização.
 

“Isso mais uma vez traz o aleta para todos nós, de que é necessário fazer a vacinação. Dos familiares, a sua própria. Que está disponível nas unidades básicas de saúde de todo o Brasil”.

Todos os estados da Amazônia estão mobilizados. No Amazonas, por exemplo, onde 118 casos foram confirmados agora em 2019, a Fundação de Vigilância em saúde alerta que a vacinação não é apenas para as crianças, apesar de eles serem prioridade na campanha.

Em São Luís, no Maranhão, a campanha será reforçada com postos volantes em Shopping Centers e em Palmas, no Tocantins, até as escolas vão se transformar em postos de saúde neste sábado.

Serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos que ainda não tenham tomado as 2 doses da vacina.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade