Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Enfermeira, técnica, indígena e idoso são os primeiros a tomar vacina contra Covid no Acre

Após a chegada da vacina em Rio Branco, o governo do Acre fez um ato solene na manhã desta terça-feira (19) para vacinar os primeiros profissionais de Saúde. Os perfis que foram escolhidos foram de pessoas que prestam um serviço importante no estado e representam todos os profissionais de saúde. Foram escolhidos; uma técnica de enfermagem, duas enfermeiras, sendo uma indígena. Além delas, um idoso morador do Lar Vicentinos também foi vacinado.

A vacinação deve começar em todo estado na quarta-feira (20). José Marcelino de Oliveira, de 85 anos, morador do Lar Vicentinos desde 2019 foi o primeiro vacinado. "Estou muito feliz e agradecido".

Foto: Aline Nascimento/Rede Amazônica

A segunda foi a técnica de enfermagem Maria José Monteiro, de 66 anos, que trabalha na saúde há 37 anos. Esta não é a primeira vez que ela é homenageada, já que o rosto dela estampa a arte de 23 metros na fachada do pronto-socorro em homenagem aos que ficaram na linha de frente no combate contra o coronavíris.

"Muito emocionada por representar toda a classe. São 37 anos na saúde e muitas vidas passaram pelas minhas mãos. Não fui afastada, não peguei Covid e me sinto muito honrada e feliz por ser escolhida", disse.

A terceira a receber a dose foi Raimunda do Nascimento, de 68 anos. Há 37 anos, ela se dedica à Saúde e deve se aposentar no ano que vem. Trabalhando na linha de frente, ela diz que faz o que gosta. "Eu estou muito feliz. Faço o que gosto de fazer: ajudar o próximo."

Não só representando os profissionais de Saúde, mas também os indígenas, a enfermeira Elza Manchineri, de 48 anos, foi a quarta vacina. "Estou há 17 anos na saúde indígena e estou muito feliz", disse.

Foto: Aline Nascimento/Rede Amazônica

Serão vacinados na primeira fase: profissionais de saúde, pessoas idosas em abrigos, maiores de 18 anos deficientes e que vivem em instituições e indígenas de terras nativas.

Locais de vacinação

Com o envio das doses da vacina CoronaVac para o Acre, a Prefeitura de Rio Branco explicou, nesta segunda (18), o plano de imunização da população contra a Covid-19. O secretário de Saúde municipal, Frank Lima, disse que a imunização de alguns grupos prioritários vai ser feita em 12 Unidades de Referência de Atenção Primária (Urap) e também por meio de 'drive thru'.

Já os profissionais de saúde vão ser imunizados nos locais de trabalho.

"Vamos ter 12 Uraps, que vão fazer essa vacinação e dois 'drive thru', sendo que um vai funcionar em frente ao 7º BEC e outro no [Estádio] Arena Acreana. Agora, na reunião com o PNI [Núcleo do Programa Nacional de Imunização] e a Secretaria de Estado, recebemos uma colaboração muito viável e vai nos ajudar muito, que é a na primeira fase que tem que ser com os funcionários na linha de frente, então, vamos fazer a imunização no próprio local, que aí não tiramos esse trabalhador. Recebe a imunização e já permanece no trabalho", explicou Lima, em entrevista a Rede Amazônica.


Foto: Aline Nascimento/Rede Amazônica

O governador do Acre, Gladson Cameli, anunciou, também nesta segunda, que o Acre recebeu 41 mil doses da CoronaVac, este número corresponde a duas doses da vacina. A informação inicial era de que a vacinação iria começar ainda na segunda.

Contudo, após um atraso, as primeiras doses da CoronaVac só chegaram ao estado nesta terça.

Logo após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar o uso emergencial das vacinas CoronaVac e da Universidade de Oxford, na tarde de domingo (17), o governador embarcou para São Paulo para buscar o primeiro lote para o estado.

Até essa segunda, o Acre registrou 44.775 infectados e já registrou 837 mortes pela doença. Mais de 38 mil pessoas já receberam alta médica e são consideradas curadas da doença. 


*escrito por Aline Nascimento e Tácita Muniz   

Veja mais notícias sobre SaúdeAcre.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/