Manaus 30º • Nublado
Terça, 21 Setembro 2021

Em meio à crise, Ministério da Saúde envia médicos para o Acre

O ministro da saúde, general Eduardo Pazuello, confirmou neste domingo (28), em conversa com o governador do Acre, Gladson Cameli, o envio de médicos para os municípios do estado por meio do programa Mais Médicos. O ministério ainda não informou o quantitativo de médicos destinados ao estado.

Foto: Odair Leal/Sesacre

Segundo Cameli, a chegada dos profissionais visa diminuir a pressão na rede estadual e dar suporte à atenção básica que compete aos municípios.

"Conversei com o Ministro da Saúde e expliquei sobre às necessidades do nosso Estado, e o ministro prontamente já articulou para o chamamento dos profissionais, que em breve estarão em solo acreano atendendo nossa população ", ressalta o chefe de Estado, Gladson Cameli.

Sobre o programa Mais Médicos

O programa Mais Médicos é parte de um amplo esforço do governo federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê, ainda, mais investimentos para construção, reforma e ampliação de unidades básicas de saúde (UBS), além de novas vagas de graduação, e residência médica para qualificar a formação desses profissionais.

Assim, o programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS. Além de estender o acesso, o programa provoca melhorias na qualidade e humaniza o atendimento, com médicos que criam vínculos com seus pacientes e com a comunidade.

O Mais Médicos se somou a um conjunto de ações e iniciativas do governo para o fortalecimento da atenção básica do país. A atenção básica é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), que está presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades. É neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos.

Veja mais notícias sobre NotíciasCidadesSaúdePolíticaAcre.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 21 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/