Em Manaus, sobe para 30 o número de casos confirmados de sarampo

Subiu para 395 casos notificados de sarampo na cidade de Manaus, desses, 30 foram confirmados, 47 descartados e 318 continuam sendo investigados. Os dados são do 9º Informe Epidemiológico de Monitoramento do Sarampo, divulgado nesta terça-feira (8), pela Sala de Situação do Sarampo, da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus.

Os dados do informe epidemiológico revelam que 73,34% dos casos confirmados e 62,03% dos casos suspeitos estão concentrados em crianças com até cinco anos de idade.

Em relação a área de concentração, a Zona Norte concentra o maior número de notificações com 43,80% dos casos, seguida das zonas Sul, como 24,81%, e Leste 15,95%, Oeste 14,94% e Rural, com 0,51% dos casos notificados.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, a situação continua sendo monitorada. “A Sala Municipal de Situação foi instituída com a função de coordenar e monitorar as ações de controle do sarampo, por meio de resposta rápida e integrada”, disse.

Reuniões

Em decisão na Sala de Situação, ficou acordado que os encontros e divulgação dos dados levantados serão feitos em semanas alternadas, entre as salas municipal e estadual.

“Com o processo de trabalho alinhado de forma eficiente, foi decidido que as reuniões irão acontecer alternadamente, otimizando o planejamento e a execução das ações de monitoramento, controle e prevenção. Uma semana teremos a reunião da sala municipal na terça-feira, e na semana seguinte haverá a reunião da sala estadual na quinta-feira”, esclarece Marcelo, garantindo que a divulgação dos informes epidemiológicos com dados atualizados continuará a ser feita semanalmente, toda terça-feira com os dados do município, e nas quintas-feiras com os dados do Amazonas.

A Sala de Situação de Vigilância em Saúde é composta por representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) e da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade