Dezembro Vermelho: em 10 anos, AM registra 15 mil novas infecções por HIV

O primeiro dia de dezembro marca, em todo o país, o início da campanha Dezembro Vermelho. Um mês inteiro com foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.

No mundo, segundo dados de 2016 da UNAIDS, cerca de 37 milhões de pessoas vivem com o vírus HIV, desses, pouco mais de 2 milhões são crianças. Esses mesmos dados revelam que são quase 2 milhões de novas infecções com o vírus só em 2016, e pouco mais de 1 milhão de mortes por doenças relacionadas à Aids.

No Brasil, as estimativas da UNAIDS em 2016 apontam para cerca de 1 milhão de pessoas vivendo com o vírus, 50 mil novas infecções, 14 mil mortes.

Segundo a coordenadora de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS), da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT), Cristianne Benevides, nos últimos 10 anos, foram registrados 15 mil novos casos de pessoas infectadas com o vírus, no Amazonas.

“Nos últimos 10 anos, no Amazonas, foram registrados pelo menos dos 15 mil novos casos de pessoas infectadas pelo vírus HIV, desses, mais de 11 mil estão em tratamento, 2 mil morreram e mil abandonaram o tratamento”, disse.

A coordenadora ainda falou da importância da identificação do paciente e do tratamento começar o quanto antes, já que a infecção pelo HIV não significa, necessariamente, que o paciente vá desenvolver a Aids.

“Estamos intensificando as ações para o controle da doença no Amazonas. Desde janeiro de 2016 até outubro de 2017 conseguimos reduzir a taxa de mortalidade em pessoas acometidas pelo HIV com ações de prevenção de atenção básica. Pois, ter o vírus não significa ter a doença, a Aids é uma evolução do vírus, e o tratamento para doença crônica é para vida toda, assim como o da diabetes, hipertensão, asma e outras”, ressaltou.

Novos Tratamentos

Cristianne também contou das novidades no tratamento do AIDS. “No mês de novembro, o Amazonas foi contemplado com um projeto piloto do Ministério da Saúde, que foi o Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que é uma novidade, pois pretende fazer a medicação durante alguns dias em pessoas expostas sexualmente a outras que tenham o vírus e  depois de um tempo ela estará bloqueada de ser contaminada com o HIV”, disse.

“A PrEP está em avaliação e testes, e ainda não está disponível para a população que sofre a exposição sexual”, concluiu a coordenadora.

Dezembro Vermelho

Aprovada pelo Senado em outubro, publicada em novembro no Diário Oficial da União, a Lei 13.504 que institui a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (Dezembro Vermelho).

Ao longo do mês de dezembro, serão realizadas ações, atividades e mobilizações tais como iluminação de prédios públicos com luzes na cor vermelha; veiculação de campanhas de mídia; palestras e atividades educativas; e promoção de eventos.

As ações do Dezembro Vermelho serão realizadas em parcerias entre o poder público, sociedade civil e organismos internacionais, de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para enfrentamento da Aids e outras ISTs.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade