Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Dez casos de doença de Chagas são confirmados no interior do Amazonas

Dez casos de doença de Chagas são confirmados no interior do Amazonas

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) do Amazonas confirmou dez casos de Doença de Chagas Aguda em uma comunidade do município de Barreirinha, a cerca de 500 quilômetros de Manaus. Outros dois casos estão sob suspeita.

A hipótese é que a doença tenha sido transmitida pela ingestão de suco de patauá ou caldo de cana-de-açúcar, que poderiam estar contaminados com parasitas de insetos infectados.

Todos os pacientes diagnosticados confirmaram a ingestão das bebidas.

Foto: EBC

De acordo com o diretor da FVS, Cristiano Fernandes, uma equipe de técnicos da Fundação e um médico infectologista vão avaliar, no local, as possíveis causas de transmissão da doença.

A Doença de Chagas é uma infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Uma das formas de transmissão é pela ingestão de alimentos contaminados pelos parasitas presentes nas fezes do inseto barbeiro.

A principal forma de prevenção é conhecer bem a procedência dos alimentos naturais e evitar que o inseto forme colônia nas frestas de telhado e paredes.

O diagnóstico precoce e o tratamento imediato são essenciais para a prevenção das formas crônicas da doença. Em caso de febre constante, diarreia, vômito, dores de cabeças e dores musculares, é preciso procurar um médico.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/