Manaus 30º • Nublado
Terça, 31 Janeiro 2023

Deficientes visuais ganham ajuda para andar de bicicleta pelas ruas de Cuiabá

O projeto "Pedal além da visão" está transformando a vida de muitos cuiabanos. Pessoas com e sem deficiência visual, com idades entre 13 e 70 anos, têm circulado pela cidade em bicicletas duplas e triplas, em percursos até com mais de 50 quilômetros. 

Ao todo, são 100 pessoas envolvidas, entre guias, voluntários e pessoas com deficiência visual na capital mato-grossense.

Foto: Reprodução/Governo de MT

Todas as terças e quintas-feiras, os atletas, em bikes duplas ou triplas, fazem seus passeios. Nas terças, partem às 19h, da Alameda 6, no bairro CPA3, e vão até à Orla do Porto, em um percurso de 12 quilômetros. De lá, seguem juntos com o Pedal da Semob em mais 26 quilômetros de pedalada.

Na quinta-feira, utilizam o dia para treinar os novos integrantes em percurso curto, percorrendo lugares públicos, como Parque Tia Nair e Parque das Águas, para dar visibilidade ao projeto, possibilitando que mais pessoas conheçam o trabalho desenvolvido.

"Podendo mostrar o trabalho nos lugares públicos, nós conseguimos doações, como ajuda na parte de oftalmologia e com equipamentos. E o projeto está aberto para receber ajuda de toda a comunidade, a exemplo do INCA e de emendas parlamentares, que se sensibilizaram e nos ajudaram com os equipamentos", destaca o professor de Educação Física e um dos idealizadores do projeto, Jonas Silva. 

Foto: Reprodução/Governo de MT

Como começou

O projeto existe há dois anos e começou com Thiago Lima, atleta de 32 anos com deficiência visual total. Ele sempre se dedicou ao esporte e, quando começou a pandemia da Covid-19, teve a ideia de comprar uma bicicleta dupla e começar a pedalar com os amigos. Como uma forma de passar o tempo e continuar na prática de atividade física, que fosse prazerosa e segura, evitando o contato físico, ao ar livre, na rua.

Aos poucos, o projeto foi tomando corpo, porque outros amigos com deficiência visual também queriam fazer parte. Hoje, a equipe é coordenada por Thiago e os amigos Jonas e a pedagoga Zayre Lavor, que estão sempre juntos como guias dos atletas com deficiência visual.

Para quem quiser ajudar, contribuir ou conhecer o "Pedal além da visão", o telefone para contato é (65) 99252-4260.

Veja mais notícias sobre SaúdeMato Grosso.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 31 Janeiro 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/