Covid-19: Seis capitais do Norte têm ocupação de leitos de UTI acima de 80%

Belém registrou 75% de leitos ocupados, índice inferior à zona considerada crítica por especialistas da Fiocruz

Um levantamento divulgado nesta terça-feira (9) pelo Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostrou um dado preocupante: seis das sete capitais da região Norte registram taxa de ocupação dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) acima de 80% no Sistema Único de Saúde (SUS). Apenas Belém, no Pará, está abaixo dessa faixa, com 75% dos leitos ocupados.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Especialista consideram a ocupação de leitos superior a 80% como crítica. Nacionalmente, apenas duas capitais (Belém e Maceió) não estão na zona crítica. O país tem registrado um aumento nos casos da Covid-19, com maior demanda por internações.

“Embora a saída do Pará da zona de alerta crítico para zona intermediária (com a queda do indicador de 82% para 75% na última semana) possa deixar uma impressão visual de melhoria do quadro geral, é importante sublinhar que se observou exatamente o oposto, com crescimento do indicador em quase todos estados e no Distrito Federal, e entrada dos estados de São Paulo e de Sergipe na zona crítica”, destaca o boletim.  

Diante da situação extremamente crítica das taxas de ocupação de leitos UTI para o tratamento da Covid-19, que indicam sobrecarga e colapso de sistemas de saúde, os pesquisadores reforçam no boletim a necessidade de ampliar e fortalecer as medidas não-farmacológicas envolvendo distanciamento físico e social, uso de máscaras e higienização das mãos. 

“Nos municípios e estados que já se encontram próximos ou em situação de colapso, a análise destaca a necessidade de adoção de medidas de supressão mais rigorosas de restrição da circulação e das atividades não essenciais. Além disso, é necessário o reforço da atenção primária e das ações de vigilância, que incluem a testagem oportuna de casos suspeitos e seus contatos”, afirmam.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade