Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Sexta, 29 Mai 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/

Covid-19: Acre tem média de dois casos por dia, com maioria originária de SP

Até a noite deste sábado, 21, dos onze casos confirmados de contágio por Covid-19 registrados no Acre, cinco tiveram como origem a cidade de São Paulo, num encontro de jovens arquitetos numa feira de revestimentos para construção, entre os dias 10 e 13 de março último, na capital paulista.

A informação dos casos positivos é do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e a do evento de negócios, dos próprios infectados.


Foto: Divulgação/Secom

 O levantamento do DVS mostra que outros dois pacientes, ambos profissionais de Saúde, contraíram o vírus em Florianópolis (SC). Já a advogada que pegou o vírus em Fortaleza (CE) foi a primeira a desencadear a transmissão por coronavírus em nível local. A partir da advogada, outros dois profissionais de Direito também foram contaminados em Rio Branco.

"Os dados nos mostram que, embora o governo federal tenha declarado situação de transmissão comunitária, não temos até este sábado, 21, nenhuma contaminação nessa categoria, mas sim, duas transmissões locais", explica Glória Nascimento, chefe do DVS.

As transmissões locais mencionadas por ela não podem ser consideradas comunitárias porque os dois advogados infectados sabem que pegaram da colega. A categoria de contágio comunitário, ou sustentado, ocorre quando o paciente não sabe de quem contraiu o vírus.


Foto: Divulgação/Secom
O paciente mais idoso é um homem de 81 anos, presidente de uma agropecuária extrativista que teria pego a Covid-19 de um grupo de italianos que esteve recentemente no Acre.

As notificações no estado começaram a acontecer no dia 2 deste mês, seguindo até o dia 15 de março com uma média de duas notificações por dia. "Após a confirmação dos primeiros casos, elas aumentaram significativamente", ressalta Glória Nascimento.

Neste domingo, 22, a situação epidemiológica da Covid-19, pela manhã no Acre, é de 168 casos suspeitos, dos quais 90,5% foram descartados, o que dão 152 testes. Neste momento, 11 casos foram confirmados, representando apenas 6,5% do total e 5, o equivalente a 3% do total, seguem aguardando resultado de exame laboratorial.

Os casos positivos estão evoluindo sem complicações com indicação de isolamento domiciliar por 14 dias para tratamento e recuperação. Todos os confirmados seguem também aguardando o resultado da contraprova, que será realizada pelo Instituto Evandro Chagas.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Mai 2020
No Internet Connection