Manaus 30º • Nublado
Domingo, 04 Dezembro 2022

Sobe para 260 número de casos confirmados do Covid-19 no Amazonas; sete óbitos foram registrados

b2ap3_large_whatsapp-image-2018-07-22-at-09.26.31

O número de casos confirmados do novo coronavírus no Amazonas subiu para 260. Os números foram anunciados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) na tarde desta sexta-feira (03). Sete pessoas já morreram no Estado e 40 estão fora do período de transmissão da doença.

Há registro de casos em Manaus (232), Parintins (3), Manacapuru (10), Santo Antônio do Içá (4), Boca do Acre (1), Itacoatiara (4), Careiro da Várzea (1), Tonantins (3), Anori (1) e Novo Airão (1). O aumento entre quinta e esta sexta foi de 31 contaminados.

Dos 39 internados, 25 estão na rede privada de saúde, e 14 no Hospital Delphina Aziz - que se tornou a unidade de referência da Covid-19 no estado. 


 Desse total, 17 estão em UTI, 12 em hospitais particulares e 5 no Delphina. Sobre os leitos de UTI no Amazonas, o secretário de saúde do estado, Rodrigo Tobias, informou que todos os leitos do Delphina Aziz estão sendo utilizados, mas nem todos por casos confirmados.

"Estamos ocupando os 45 leitos de UTI do Hospital Delphina Aziz, desses pacientes, apenas cinco são confirmados com Covid-19. Os outros 40 preenchem todos os critérios do Ministério da Saúde, inclusive, a imagem de tomografia de vidro fosco sugestivo da doença, mas não podemos fazer a remoção desses pacientes sem antes ter a certeza", destacou o secretário.

Óbitos

Durante a coletiva de imprensa online, a diretora-presidente da FVS, Rosemary Pinto, informou que um sétimo óbito foi confirmado. Um homem de 83 anos, do município de Manacapuru. "São 18 óbitos notificados, sete confirmados, oito descartados e três em investigação", explicou.

Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Restrição a atividades que causam aglomeração de pessoas

O governador do Amazonas, Wilson Lima, prorrogou até o dia 15 de abril, o decreto que restringe o funcionamento do comércio e de serviços considerados não essenciais, mantendo a suspensão do atendimento ao público em geral de todos os restaurantes, bares, lanchonetes, praças de alimentação e similares. O Decreto nº 42.145 também estende até 30 de abril a suspensão de aulas na rede estadual de ensino.

As medidas buscam evitar a circulação e aglomeração de pessoas, para reforçar o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). Na rede pública de ensino, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto mantém apenas aulas não presenciais. O decreto suspende também até o dia 30 de abril as aulas no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Fundação Aberta da Terceira Idade (FunATI).

Foto: Reprodução/G1 Amazonas

Saiba quais serviços e atividades permanecem suspensas até 15 de abril, de acordo com o novo decreto:



  • A realização de eventos promovidos pelo Governo do Estado do Amazonas, de qualquer natureza, incluída a programação dos espaços equipamento culturais públicos;
  • A visitação a presídios e a centros de detenção para menores;
  • A participação de servidores ou de empregados em eventos ou viagens internacionais, interestaduais ou intermunicipais;
  • Os eventos e atividades com a presença de público acima de 100 (cem) pessoas, ainda que previamente autorizados, tais como eventos desportivos, circos, shows, salões de festas, casas de festas, feiras, eventos científicos, passeatas e similares;
  • Os atendimentos presenciais, no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual (com exceção dos serviços públicos essenciais e os casos de urgência e emergência); bem como toda e qualquer reunião presencial;
  • As atividades de todas as academias, centros de ginástica e outros estabelecimentos similares;
  • Os serviços de transporte fluvial e rodoviário de passageiros;
  • O atendimento ao público em geral de todos os restaurantes, bares, lanchonetes, praças de alimentação e similares.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 04 Dezembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/