Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Conheça benefícios do alongamento para uma vida saudável no trabalho

Foto: Clarissa Bacellar/Portal AmazôniaMANAUS - O alongamento aumenta ou mantém a flexibilidade dos músculos, que são preparados para receber os impactos de atividades físicas e até mesmo atividades no trabalho. O alongamento elimina a tensão, toxinas e evita lesões que podem ser adquiridas no dia a dia.
Quem confirma a eficácia do alongamento antes de iniciar a rotina é o médico do trabalho Francisco Malheiros, da Integral Ocupacional, em Manaus. "O maior benefício é que o alongamento antes de qualquer atividade nos rende mais nove anos de vida. Isso porque elimina toxinas, evita lesões e promove harmonia no trabalho. Sem estresse e relaxado, é mais fácil viver", assegura. 
Efeitos positivos
Além dos benefícios físicos, como a redução de tensões musculares, relaxamento, prevenção de lesões, entre outros, o alongamento no ambiente de trabalho também desenvolve a consciência corporal e ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais. De acordo com o médico, esses efeitos são positivos para melhorar até mesmo as relações interpessoais no ambiente de trabalho. "Um abraço para encerrar o alongamento, por exemplo, é uma forma de aproximar as pessoas. Em uma empresa, se você faz isso todos os dias, abraça os colegas, de repente cria uma harmonia entre todos, aproxima, e melhora o convívio e rendimento", destaca o especialista. Os exercícios devem ser feitos em duplas para criar este vínculo. Confira algumas sugestões:
Posturas básicas de alongamento para o dia a dia
Em péSegure um dos pés de encontro ao bumbum, alongando o quadríceps (parte anterior da coxa). Segure por 20 segundos. Troque o lado.Foto: Reprodução/Shutterstock
Sentado
Sente com as pernas afastadas. Leve o tronco à frente, coluna reta e braços estendidos, alongando a coluna e os músculos adutores (parte interna das coxas). O exercício também pode ser feito de pé, com apoio da cadeira. Segure por 20 segundos.
Foto: Reprodução/ShutterstockDeitado
Deite de barriga para cima. Flexione as pernas e segure nos joelhos, trazendo-os de encontro ao peito, alongando a coluna. Segure por 20 segundos.Foto: Reprodução/Shutterstock
Sobre a Integral Ocupacional
A Integral Ocupacional visa identificar, avaliar e controlar situações de risco inerentes a segurança e saúde no trabalho. Além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos seus trabalhadores, aliados ao monitoramento dos riscos ocupacionais, busca atender as Normas do Ministério do Trabalho.
Conta com médicos especializados em Medicina do Trabalho, realiza exames ocupacionais 'in loco' e possui Programas Ocupacionais com o objetivo de promover a redução de acidentes no ambiente de trabalho. O diferencial é o rastreamento diagnóstico precoce dos agravos à saúde. 
A Integral Ocupacional está localizada na Rua Comendador Clementino, n°. 219, no Centro de Manaus e funciona de segunda à sexta das 7h às 18h. Para mais informações, ligue: (92) 3635-6538.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/