Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Colaboradores do Grupo Rede Amazônica se mobilizam para doação de sangue

Colaboradores do Grupo Rede Amazônica se mobilizam para doação de sangue
Atendendo ao pedido da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) do engajamento na doação de sangue, o departamento de  Sustentabilidade & Responsabilidade Social do Grupo Rede Amazônica (GRAM) recebe nesta sexta-feira (09), no estacionamento da empresa, a Unidade Móvel do Hemoam, o vampirão.

O ônibus é equipado para receber os doadores de sangue e dá mobilidade nessa captação. A responsável pela unidade, a assistente social Margareth Rodrigues falou da importância de ações empresariais como essa.


"Com uma doação de mais ou menos 450 ml de sangue, podemos ajudar até quatro pessoas. E com o ônibus, podemos trazer sangue voluntário para o Hemoam, uma vez que somos responsáveis por abastecer todo o Amazonas. Todas as empresas que tenham mais 60 funcionários para doar sangue, podem entrar em contato conosco que agendamos e levamos o vampirão", disse.

Margareth Rodrigues, assistente social do Hemoam | Foto: William Costa / Portal Amazônia

O coordenador de interior do GRAM, James Ranulfo aproveitou a oportunidade do vampirão na sede do grupo e fez sua doação. "Eu sou doador a três anos, e é tudo uma questão de consciência, tem muita gente que precisa, e eu acho que não custa nada você ajudar o semelhante, você fica bem consigo mesmo", disse.


Em época de Carnaval a demanda por sangue aumenta, e é importante que haja a doação, indo ao Hemoam ou procurando ações onde hajam a coleta do sangue. Aos empresários que queiram a presença do vampirão, basta entrar em contato pelo (92) 36550165 de segunda a sexta, em horário comercial e agendar a doação.

Foto: William Costa / Portal Amazônia

Quem pode doar?


O Ministério da Saúde recomenda que o doador compareça à unidade portando um documento oficial com foto, tenha mais de 50 quilos, esteja em bom estado de saúde, tenha tido uma boa noite de sono e uma alimentação saudável.


Homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses. Os candidatos precisam ter a partir de 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias.


Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Recomenda-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.  

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/