Cirurgias continuam suspensas em hospitais de Manaus; cirurgiões cobram salários

Procedimentos cirúrgicos estão suspensos nos Hospitais 28 de Agosto e Adriano Jorge e ainda nos serviços de pronto atendimento da rede estadual do Amazonas, em Manaus. A paralisação começou na noite de segunda-feira (13). Cirurgiões alegam atraso no pagamento de salários, conforme cronograma elaborado pelo governo do estado.

O problema foi discutido na manhã desta terça-feira (14) em uma reunião entre representantes da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), do Instituto de Cirurgia do Estado do Amazonas (Icea) e de 16 empresas médicas que prestam serviços em hospitais e demais unidades estaduais.

Foto: Ive Rylo/Rede Amazônica
Segundo a assessoria de imprensa do Icea, os médicos que participaram do encontro disseram que não houve avanços e que a suspensão das cirurgias continua. A Susam informou que, por meio da Procuradoria-Geral do Estado, acionou a justiça contra o Instituto.

Em nota, a pasta disse que lamenta a decisão do Instituto de paralisar os serviços de cirurgia na rede estadual. A Susam afirma que não houve diálogo prévio e que não há motivação legítima, pois as empresas têm recebido com regularidade e conforme a lei.

A secretaria declarou ainda que apenas o mês de março está pendente, porém em fase de execução, devendo ser liberado em dois dias. E que o atraso foi motivado por dois fatores: pendência de documentação pela própria empresa e falta de fluxo financeiro, devido à queda na arrecadação do estado.

Um plano de contingência foi montado para garantir a transferência de pacientes, caso seja necessário.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade