Casos de Dengue, Chikungunya e Zika reduzem 65% em 2018 no Amazonas

Nos dois primeiros meses de 2018, os casos de dengue, febre chikungunya e vírus zika tiveram uma redução de 65% se comparado com o mesmo período de 2017, de acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). Os dados foram divulgados, nesta terça-feira (6).  As informações são do G1 Amazonas.

Ao todos, foram notificados 2.796 casos em janeiro e fevereiro de 2017, em todo o Amazonas, contra 962 casos registrados no mesmo período de 2018.

Para a febre chikugunya, a redução foi de 91% dos casos. 20 casos foram notificados em 2018, contra 240 casos em 2017. Em se tratando de zika vírus, a redução foi de 67%, referente a 38 casos notificados em 2018 contra 117 casos em 2017.

Foto: Divulgação
Segundo o diretor-presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque, a redução de casos não significa que as pessoas devam diminuir os cuidados.

“Os dados são importantes indicadores, mas a vigilância é permanente, pois estamos vivenciando a sazonalidade da transmissão das doenças.Cerca de 80% dos casos deve acontecer até maio, durante o período chuvoso da região”, explicou.

Bernardino ressalta que a única forma efetiva de prevenção é não acumular água parada.

“A principal medida é não deixar que o mosquito nasça e, para isso, a população deve continuar no combate semanal de verificação de depósitos de água tanto no ambiente doméstico quanto no trabalho”, concluiu.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade