Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Casos de Aids têm aumento de 39,7%, entre 2018 e 2019 no Amazonas

O Amazonas registrou um aumento de 39,7% nos casos diagnosticados de aids entre os anos 2018 e 2019, de acordo com a Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Governo do Amazonas . De janeiro a julho de 2020 - dado mais recente divulgado, foram notificados 330 novos casos em adultos em todo o estado.

O HIV é o vírus da imunodeficiência humana, à Aids sigla da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida quando existe um comprometimento do sistema imunológico e a pessoa fica suscetível a ter infecções. Uma pessoa pode ter HIV e não ter Aids.

Em 2018, o Amazonas contabilizou 517 novos casos de aids, e em 2019 o número de pessoas contaminadas subiu para 722.

Já casos de HIV, foram notificados 605 novos casos em adultos em todo o Amazonas entre o período de janeiro e julho de 2020. O sexo masculino é o mais acometido pelo HIV, e a faixa etária mais atingida, segundo as notificações, é de 20 a 29 anos de idade. Em 2019, foram 1.576 novos casos notificados. Em 2018, o total foi de 1.704.

De acordo com dados do governo, o número de gestantes diagnosticadas com HIV em 2020 é 147. A faixa etária mais acometida é de mulheres entre 25 a 29 anos. No ano passado, 203 grávidas foram diagnosticadas com o vírus, número inferior ao registrado em 2018, quando foram 255 casos.

Foto: Jornal Nacional

O diagnóstico da doença é feito através de exames laboratoriais e avaliação médica. O tratamento é feito com o uso de medicamentos que têm a finalidade de suprimir a carga viral do HIV e restabelecer o sistema imunológico.

Testes rápidos para HIV e preservativos

Em todo o Brasil, a mobilização pela campanha Dezembro Vermelho inicia nesta terça-feira (1). No Amazonas, mais de 20 mil testes rápidos de HIV vão ser oferecidos e um total de 900 mil preservativos devem ser distribuídos para a população nas unidades de saúde da capital e interior, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

Os testes rápidos, assim como a distribuição de preservativos, serão intensificados nas unidades de saúde, como a Policlínica Gilberto Mestrinho, Danilo Correa e o Centro de Atenção Integral a Melhor Idade (Caimi) André Araújo. Conforme a coordenação, além das unidades do Estado, a SES-AM envia preservativos para as unidades de saúde municipais, que também farão ações de prevenção.

Dezembro Vermelho é o mês de conscientização e combate à doença. A data é reconhecida pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado no mundo inteiro em 1º de dezembro.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/