Amazonas tem mais 190 casos notificados de sarampo

O Amazonas já registrou 192 casos notificados de sarampo, sendo 183 em Manaus e 09 no interior do estado (02 em Humaitá, 01 em Anori, 01 em Beruri, 01 em Itacoatiara, 01 em Itapiranga, 01 em Iranduba, 01 em Manacapuru e 01 em São Gabriel da Cachoeira). Os dados constam do 3.º Boletim Epidemiológico, expedido pela Sala Estadual de Resposta Rápida para Surto de Sarampo, divulgados nesta quarta-feira (11) pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), órgão da Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam).

Até o momento, são 06 casos já confirmados na capital e 02 descartados (01 em Manaus e 01 em Anori). Seguem em investigação 184 casos. Todos os casos confirmados foram através de critério laboratorial. Aproximadamente 65% dos casos notificados são crianças menores de cinco anos e 42% em adultos de 20 a 49 anos.

Campanha de Vacinação

O secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, ressaltou a importância da vacinação, como a única forma de prevenção ao Sarampo. Segundo ele, neste sábado (14/04), todos os 12 Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), unidades da rede estadual de saúde, estarão abertos para a campanha de imunização que ocorre em Manaus, o “Dia D de Vacinação contra o Sarampo”.

O público alvo da campanha, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), são crianças a partir de seis meses de idade a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) . “Vamos estar com toda a rede de CAICs aberta, das 8 às 17h, para vacinar as crianças. É importante que os pais estejam atentos e levem os filhos que ainda não foram vacinados”, apelou o secretário.

Busca Retrospectiva

A FVS informou que, até o fechamento do 3º Boletim Epidemiológico, foram avaliados, na busca retrospectiva de casos suspeitos,  aproximadamente 129.028 prontuários, de unidades de saúde de urgência e emergência de Manaus. Destes, a equipe de vigilância epidemiológica da FVS identificou 19 notificações de casos suspeitos de Sarampo.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade