Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Amazonas recebe encontro de profissionais da saúde indígena

Amazonas recebe encontro de profissionais da saúde indígena

MANAUS - Uma iniciativa inédita no Amazonas pretende reunir mais de 100 indígenas de todo o Estado para discutir demandas e propostas de formação técnica e acadêmica de profissionais indígenas de saúde. O foco principal do I Encontro de Profissionais Indígenas de Saúde do Amazonas são os profissionais que atuam nos sete Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) amazonenses.

O evento acontece entres os dias 11 a 13 de agosto, na aldeia Tururukary-uka, localizada no ramal Vila Verde no KM 47 da rodovia AM-070, no município de Manacapuru. O encontro é uma atividade do Fórum de Educação Escolar Indígena do Amazonas (FOREEIA) e do Departamento de Políticas Afirmativas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Além da discussão sobre as demandas e propostas, o evento também vai avaliar o atual cenário das políticas de saúde indígena no Amazonas e no Brasil. A ideia é promover um espaço de diálogo, reflexão, autoavaliação e de planejamento de estratégias comuns e articuladas para a melhoria da atuação dos profissionais. Lideranças e organizações indígenas, além de indigenistas, devem estar presentes.

Participarão do encontro agentes indígenas de saúde, microscopistas e de saneamento, comunitários e representantes dos DSEIS. Além disso, representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Fundação Oswaldo Cruz Amazônia (Fiocruz Amazônia), Instituto Federal de Educação, Cinência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Escola de Enfermagem e Faculdade de Medicina da UFAM e outras instituições parceiras da rede FOREEIA.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/