Amazonas recebe encontro de profissionais da saúde indígena

MANAUS – Uma iniciativa inédita no Amazonas pretende reunir mais de 100 indígenas de todo o Estado para discutir demandas e propostas de formação técnica e acadêmica de profissionais indígenas de saúde. O foco principal do I Encontro de Profissionais Indígenas de Saúde do Amazonas são os profissionais que atuam nos sete Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) amazonenses.

O evento acontece entres os dias 11 a 13 de agosto, na aldeia Tururukary-uka, localizada no ramal Vila Verde no KM 47 da rodovia AM-070, no município de Manacapuru. O encontro é uma atividade do Fórum de Educação Escolar Indígena do Amazonas (FOREEIA) e do Departamento de Políticas Afirmativas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Além da discussão sobre as demandas e propostas, o evento também vai avaliar o atual cenário das políticas de saúde indígena no Amazonas e no Brasil. A ideia é promover um espaço de diálogo, reflexão, autoavaliação e de planejamento de estratégias comuns e articuladas para a melhoria da atuação dos profissionais. Lideranças e organizações indígenas, além de indigenistas, devem estar presentes.

Participarão do encontro agentes indígenas de saúde, microscopistas e de saneamento, comunitários e representantes dos DSEIS. Além disso, representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Fundação Oswaldo Cruz Amazônia (Fiocruz Amazônia), Instituto Federal de Educação, Cinência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Escola de Enfermagem e Faculdade de Medicina da UFAM e outras instituições parceiras da rede FOREEIA.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade