Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Acre tem o maior gasto com tabagismo no Brasil, aponta levantamento

Foto: Gino Crescoli/Pixabay

O Estado do Acre tem o maior gasto com tabagismo em todo o país, com 14% da renda per capita destinada ao consumo de cigarro. O dado foi apontado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), com base na Pesquisa Nacional de Saúde de 2019.

O Acre lidera a estatística com um índice maior que a média nacional, que foi de 8%. Em seguida estão Alagoas, com 12%, Ceará, Pará e Tocantins, com 11% cada.

A pesquisa do Inca foi divulgada no dia 31 de maio - Dia Mundial sem Tabaco -, no lançamento da campanha 'Precisamos de comida, não tabaco', da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A nível nacional, o estudo revelou que o gasto mensal com cigarro chega a quase 10% da renda entre os fumantes na faixa etária de 15 a 24 anos. Entre a população com ensino fundamental incompleto, 11% da renda é destinada ao fumo. O estudo apontou ainda que homens gastam 8% da renda com tabaco, enquanto as mulheres gastam 7%.

Adolescentes fumantes

O Acre lidera o ranking nacional na proporção de adolescentes, entre 13 e 17 anos, que já usaram cigarro. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) divulgada no dia 31, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 33,2% dos estudantes já fumaram pelo menos uma vez. Esse é o maior índice do país.

Também acima da média nacional, Rio Branco apresentou o maior percentual entre as capitais do Brasil de estudantes adolescentes que já furam, com taxa de 31,7%. Os dados são referente ao ano de 2019. Cerca de 18,5% disseram que fumaram cigarro pela primeira vez com 13 anos ou menos.

O estudo aponta que 24,8% dos adolescentes com idade entre 13 e 17 anos já experimentaram narguilé. Já com relação ao cigarro eletrônico, 14,6% disseram já ter usado o produto que é proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A pesquisa também traz dados sobre o consumo de bebida alcoólica. Conforme os dados, o número de estudantes do 9º ano que já fizeram uso dessas bebidas aumentou de 46,8% em 2012 para 54,4% em 2019 em Rio Branco. O percentual fica maior entre as meninas em comparação aos meninos. 

Veja mais notícias sobre SaúdeAcre.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/