Probabilidade é de 75%, segundo levantamento das últimas seis semanas realizado pela Fiocruz. Resultado é compatível com oscilação e não significa instantâneo aumento de internações.
O Acre é um dos sete estados que aparecem com tendência de crescimento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados à Covid-19 a longo prazo, conforme novo Boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). De acordo com o boletim, a probabilidade apresentada é de 75% levando em conta as últimas seis semanas.
Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo completam a lista, e, segundo a Fiocruz, os resultados do Acre e de Sergipe são compatíveis com oscilação natural e não significam aumento instantâneo de internações.
“Por enquanto, continua algo restrito a estados do Centro-Sul do país, Norte e Nordeste continuam sem apresentar sinal de crescimento nas internações associadas à Covid-19”,
explica Marcelo Gomes, coordenador do Boletim Infogripe.
Na tendência de curto prazo, ou seja, ao longo das últimas três semanas, o Acre chega também aparece com tendência de crescimento de casos. No cenário nacional, os casos apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo e de estabilidade na de curto prazo.
*Por Victor Lebre, do g1 Acre